quinta-feira, agosto 20, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII) – 19 de maio

por Priscila Torres
19/05/2026
em Notícias
Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII) – 19 de maio

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) afetam cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), e constituem um grupo de doenças que provocam inflamação crônica no intestino. A campanha Maio Roxo chama a atenção da sociedade e das entidades públicas para essas doenças. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com sua rede de hospitais universitários federais possui tratamentos via SUS para pessoas acometidas.

Características das DIIs

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são as principais representantes das DIIs. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, presença de sangue ou muco nas fezes, dor abdominal, perda de peso e fraqueza. A causa das doenças ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos, imunológicos, ambientais, alteração da flora intestinal (disbiose intestinal), dentre outros.

Na doença de Crohn a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, sendo mais comum no final do intestino delgado e cólon direito. A inflamação pode ocasionar estreitamentos do canal do intestino e fístulas. A dor abdominal e a diarreia são os principais sintomas.

Já a retocolite ulcerativa acomete o cólon e reto. Sua inflamação acontece somente na primeira camada intestinal, chamada de mucosa. O intestino grosso absorve água e, durante a inflamação, os sintomas mais comuns são diarreia e sangramento nas fezes.

Segundo o médico Carlos Henrique Marques dos Santos, coloproctologista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), o principal fator que leva a essas doenças é a genética. As pessoas com essa condição poderão, em algum momento, ter manifestação ou não das DIIs. Ele destaca o aumento de casos no Brasil e acredita que alguns fatores relacionados a hábitos de vida, como alimentação e estresse, podem favorecer o surgimento dos sintomas.

Quando em atividade, as DIIs, podem provocar manifestações extraintestinais. “As mais comuns são as inflamações articulares (artrite), mas também existem lesões de pele, oculares e inflamações do fígado, e das vias biliares”, elenca o especialista.

Diagnóstico

Bruno Augusto Alves Martins, médico proctologista e preceptor do Programa de Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), esclarece que o diagnóstico das DIIs depende do conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, somado aos achados nos exames laboratoriais, radiológicos, endoscópicos e histopatológicos.

A pessoa com a doença ativa convive com muito desconforto, e isso faz com que, muitas vezes, tenha que deixar de exercer suas atividades habituais. “Muitas pessoas são internadas em decorrência da doença e às vezes com complicações que precisam até de cirurgia de urgência. São doenças que causam um impacto muito grande na vida das pessoas”, completa o especialista do Humap-UFMS, Carlos Henrique.

Tratamento

Martins destaca que o tratamento das DIIs visa o controle dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente, que deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Segundo ele, os principais medicamentos utilizados no tratamento das

DIIs, são os aminossalicilatos, corticoesteroides, imunossupressores e imunobiológicos. “Em alguns casos, o tratamento cirúrgico também pode ser necessário”, reforça o médico.

A Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB), aponta que vários tratamentos permitem minimizar os sintomas e, inclusive, induzem à remissão por um longo período. O tratamento adequado depende de sintomas, localização, gravidade, e extensão da doença, bem como da resposta aos tratamentos já efetuados, número e gravidade das agudizações anteriores e tempo de remissão.

Para o controle dessas doenças é necessário um acompanhamento adequado, preferencialmente com gastroenterologista ou coloproctologista. Segundo Carlos Henrique, apesar de toda dificuldade que a doença causa para os pacientes, há avanços no tratamento e diagnóstico precoce. “Considerando que as DIIs não têm cura, é preciso que a pessoa aceite a doença e que procure um acompanhamento bastante rigoroso, com um profissional médico que vai orientá-la e auxiliá-la em todas as etapas”, diz o médico.

Hoje, há muitas opções de tratamento para a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn e quanto mais cedo for iniciado, melhor, podendo serem usados medicamentos mais simples, com menos efeitos adversos. “Já quando a doença é muito agressiva ou diagnosticada tardiamente, precisamos utilizar medicamentos de maior potência e que podem, às vezes, trazem mais efeitos adversos ao paciente”, explica o médico Carlos Henrique.

Prevenção

Segundo o coloproctologista do Humap-UFMS, quando tratada da forma correta, há grandes chances dessas doenças entrarem em remissão, ou seja, a pessoa fica sem sintomas, podendo permanecer assim por muito tempo. Ele frisa que o controle da doença envolve o tratamento com remédios, mas explica que algumas vezes haverá necessidade de ajustes no estilo de vida, como a alimentação, a prática de alguma atividade esportiva, o controle do estresse e deixar de fumar.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Rosenato Barreto, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Fonte: Doenças inflamatórias intestinais: Tratamento controla os sintomas e melhora a vida do paciente — HU Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Ministro da Saúde defende multilateralismo, acesso à inovação e justiça climática em Assembleia da OMS, em Genebra

Próxima postagem

OMS lança plano global para eliminar hepatites virais até 2030 e acende alerta para baixa vacinação no Brasil

Relacionado Postagens

Sarampo volta a preocupar em São Paulo: conheça os sintomas e saiba como se prevenir

Sarampo volta a preocupar em São Paulo: conheça os sintomas e saiba como se prevenir

por Priscila Torres
19/08/2026

Considerado eliminado do Brasil em 2016, o sarampo voltou a exigir atenção das autoridades de saúde. O país registra um...

Conass reúne mais de 200 profissionais para discutir implementação da Assistência Farmacêutica Oncológica no SUS

Conass reúne mais de 200 profissionais para discutir implementação da Assistência Farmacêutica Oncológica no SUS

por Priscila Torres
19/08/2026

Dando continuidade aos encontros preparatórios para a Oficina Nacional de Implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer...

Anvisa determina recolhimento de suplementos alimentares irregulares

Anvisa determina recolhimento de suplementos alimentares irregulares

por Priscila Torres
19/08/2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (9/7), o recolhimento dos suplementos alimentares Fenogrego e Cúrcuma Plus, produzidos pela Alivemed Soluções...

Divulgação de registro na Anvisa é indício de falsificação, aponta ex-diretor

Divulgação de registro na Anvisa é indício de falsificação, aponta ex-diretor

por Priscila Torres
18/08/2026

Especialistas defendem avanço da regulação para vendas de produtos de saúde na internet. A comercialização e a divulgação de produtos...

Agosto Azul Vermelho reforça prevenção das doenças vasculares

Agosto Azul Vermelho reforça prevenção das doenças vasculares

por Priscila Torres
14/08/2026

Agosto é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde vascular no Brasil. Ao longo de todo o período, a...

Apesar dos inúmeros avanços no tratamento do câncer de mama, ainda há necessidades não atendidas pelos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar dos inúmeros avanços no tratamento do câncer de mama, ainda há necessidades não atendidas pelos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

por Priscila Torres
18/08/2026

Apesar dos inúmeros avanços no tratamento do câncer de mama, ainda há necessidades não atendidas pelos pacientes que dependem do...

Próxima postagem
OMS lança plano global para eliminar hepatites virais até 2030 e acende alerta para baixa vacinação no Brasil

OMS lança plano global para eliminar hepatites virais até 2030 e acende alerta para baixa vacinação no Brasil

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 76mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d