ReumaBlogs

Desvie dos picaretas nas era das “fake news em saúde”

Sempre vi por aí ‘protocolos’ milagrosos, mas vamos assumir que nos últimos meses, está bem exagerado.
Cura pra covid, vitaminas para aumentar a imunidade, e por aí vai…

Desconfie de fórmulas milagrosas e pílulas mágicas, capazes de emagrecer, curar ou prevenir doenças, pois é leviano afirmar tratamentos como soluções, especialmente, sem comprovação científica. Vários tratamentos não comprovados estão disponíveis, dentro da prática que envolve avaliação criteriosa do quadro clínico, englobando exames e consulta médica/nutricional, individualizados.

Exemplo clássico: as vitaminas estão associadas à diversas doenças, porém, se você toma muita vitamina C, tudo bem, mas a vitamina D em excesso pode fazer muito mal – desde problemas renais à perda de massa óssea (ninguém quer fraturas, certo?). Ou seja, você pode ter visto alguém por aí dizendo que a vitamina D é a chave para a imunidade e passar ‘bem’ pelo covid (fakenews), mas será que a alta suplementação é adequada para você?

Alerta: a Covid-19 é uma doença nova, ainda sendo estudada e tem diversos desdobramentos diferentes.
Um levantamento apontou que ao menos 80 denúncias de “fake News” e curas milagrosas da doença, foram registradas pelos conselhos de medicina e enfermagem.

Atenção para o lado negro da força! Muitos podem até ter boas intenções, mas vamos lembrar que, existem riscos relacionados às interações medicamentosas que alguém que não tem seu histórico clínico desconhece.

Precisamos estar cada vez mais atentos, buscar informações em fontes confiáveis e não tomar nenhum medicamento, sem consultar um médico especializado. Olhe as credenciais. O site do CFM permite verificar se um médico, por exemplo, tem ou não título de especialista (RQE) – neste caso, dá o credenciamento para que tenha autoridade para falar e tratar das doenças relacionadas.

O que serviu para um, pode fazer mal para você.

Cuide-se bem e tenha um médico de sua confiança acompanhando seu estado de saúde. Hoje e sempre.

Related posts

Fibromialgia e Covid-19

Priscila Torres

Terapia de reposição hormonal (TRH) e pacientes reumáticas

Priscila Torres

Como diagnosticar a artrite reumatoide

Priscila Torres
Loading...