A fadiga na artrite reumatoide pode ser desde discreta até mesmo aquela fadiga arrebatadora, tudo depende do estágio da doença, se a doença está em atividade ou não.
Quando a AR está controlada (dizemos que a AR está em remissão), a fadiga não está presente, porém se sua doença estava controlada e de repente você se sente fadigada, comunique o seu médico, a fadiga pode ser um sinal de doença entrando em atividade.
A fadiga é um grande ponto de preconceito na artrite reumatoide, digo isso, porque as pessoas ao redor não conseguem entender o que é de fato a fadiga. Muitas vezes as pessoas confundem erroneamente fadiga com preguiça e é neste momento que sofremos uma espécie de bullyng, que tem um impacto psicológico muito grande, pois ninguém sente fadiga porque quer, e também, porque não podemos provar através de exames e laudos que temos fadiga, portanto, se alguém dúvida da sua fadiga e essa pessoa for seu familiar, convide-o a ir ao médico com você para que ela possa entender que fadiga nunca foi e nem será preguiça.
Não permita ser confundido, explique o que se passa com você e procure ser bem entendido. Fadiga é também sintoma da doença e deve ser respeitado.
Na vigência da fadiga, procure organizar suas atividades com tempo espaçado e vários períodos de repouso durante o dia, mesmo que esses repousos sejam curtinhos, deitar um pouco durante o dia ajuda bastante a criar novas energias para enfrentar o dia a dia.
Não deixe que a fadiga tire a sua vontade de viver, reaja, se adapte.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
As vezes me sentia culpada por não ter toda a disposição, e nem sabia o que era, se sentir sem forças é horrível….
Eu convivo com artrite reumatoide ha mais de 10 anos , hoje eu estou bem melhor, mas mesmo assim sinto dores todos os dias. tomo cloroquina e prednisona.
Essa doença é bem complicada mesmo, passei os mesmos medos, angústias, aceitações. Tenho há 3 anos, decobri com meses e só senti dores fortes no começo. Graças a Deus eu não sinto absolutamente nada, vivo normal e minha medicação é bem fraca.
Olá, Silvana
Que bom que c está com doença controlada, ficamos feliz por vc 🙂
Faça parte do nosso grupo aqui no facebook https://www.facebook.com/groups/encontrar/
Abraços
É MUITO DÍFICIL COMPREENDER QUANDO NAÕ É COM VC…
só quem tem AR sabe como são horríveis os incômodos causados pela doença….