II Seminário Jornada do Paciente com Artrite

Entendendo os caminhos que levam à remissão

Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide e ao Mês das Doenças Reumáticas traz aos pacientes informações sobre tratamento e controle dessas doenças no Brasil
O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de brasileiros convivem com alguma doença do elenco composto por mais de 200 tipos de doenças reumatológicas. Já a Organização Mundial de Saúde, estima que 1% da população mundial convive com artrite reumatoide.
São doenças democráticas que atingem pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças e adultos em idade reprodutiva e laborativa. A maioria dessas doenças não tem cura, e as dores, fadigas e diminuição da mobilidade, são sintomas “invisíveis”. Por conta disso, há ampliação do impacto da doença, tanto para o paciente, como para sua família e para os cofres públicos.
Há 20 anos, falar sobre o controle das doenças reumáticas era algo visionário, no entanto com o avanço dos tratamentos medicamentosos e a prática da decisão e responsabilidades compartilhadas entre médicos e pacientes, passamos a ter a possibilidade de remissão, que é o controle da atividade inflamatória causada pela doença, controle das dores, prevenção de deformidades e recuperação da qualidade de vida.
Ainda não podemos falar de cura, mas podemos afirmar que a nossa missão será sempre a remissão. Por isso, convidamos pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudantes para entender o caminho da remissão, no II Seminário Jornada do Paciente com Artrite, que acontecerá no dia 19 de outubro na cidade de São Paulo.
São palestrantes confirmados, as reumatologistas, Dra. Karine Rodrigues da Luz e Karina Bonfiglioli, e a advogada especialista em direitos de pacientes com doenças crônicas e previdenciários, Dra. Priscila Arraes Reino. Atendendo a pedidos da última edição, reduzimos o número de palestrantes para permitir a maior interação dos participantes.
O II Seminário Jornada do Paciente com Artrite, é um iniciativa da Rede Paulista de Associações de Apoio aos Pacientes Reumáticos, composta pelo Grupasp, Grupar, EncontrAR, Abrapes e Associação Brasileira Superando o Lúpus. Com apoio institucional  do Vereador Gilberto Natalini, Portal ReumatoCare, da Ultrarticular, Escritório Arraes & Centeno , da Vale Infusões e dos Blogs: Espondilite Anquilosante Brasil, Farmale.
O evento é gratuito, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/ii-seminario-jornada-do-paciente-com-artrite-a-caminho-da-remissao__674862

 

Serviço:  II Seminário Jornada do Paciente com Artrite
Data: 19/10/2019
Horário: 10 às 17 horas
Local: Câmara de Vereadores de São Paulo
Auditório Sérgio Vieira de Melo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo/SP.
Informações: (16) 3941-5110 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]

Estacionamento no local gratuito: entrada pela Rua Santo Antonio, 211.

Na ocasião, será fornecido alimentação, material informativo, certificado digital e sorteio do livro: EncontrAR a vida após a artrite reumatoide.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));