Consulta pública para a inclusão do novo PCDT de Lúpus eritematoso sistêmico no SUS

A CONITEC abriu na ultima quinta-feira (17) a consulta pública nº15/2018 para a inclusão do novo PCDT de Lúpus eritematoso sistêmico no SUS.

O novo PCDT do Lúpus, traz a incorporação do Micofenolato de Mofetila, um grande avanço para os pacientes brasileiros, no entanto, não está inserido na lista de Fármacos, os medicamentos biológicos – rituximabe e belimumabe, não foram incluídos na incorporação e lista de medicamentos que serão fornecidos por meio da farmácia de alto custo.
Estamos vivendo um momento delicado de desconstrução dos PCDTs, a exemplo, temos as mudanças do protocolo de artrite reumatoide e para evitarmos esses riscos, é fundamental e importante a mobilização dos pacientes e médicos para contribuição com esta consulta pública.
Convidamos toda a população, pacientes com espondilite anquilosante  e demais patologias para contribuir com sua sugestão, pacientes que convivem com a doença necessitam do seu apoio para que esse protocolo clínico e diretrizes terapêuticas esteja no SUS.  Médicos e profissionais da equipe multidisciplinar podem e devem participar!
Não perca tempo! O prazo para contribuir é até o dia 16 de Abril de 2018. Se você tem dificuldades para preencher a consulta pública, disponibilizamos abaixo um passo a passo:
Quem pode contribuir?
Pacientes, amigos e familiares, profissionais da saúde, associações de pacientes e toda sociedade civil.
► Experiência ou opinião: “evidência do paciente” – “como paciente, familiar ou sociedade civil”, contando a sua  Experiência ou opinião, nesse tipo de contribuição você pode compartilhar sua experiência com o uso dos medicamentos que serão disponibilizados neste PCDT. São eles:
  • Cloroquina de 150 mg
  • Danazol de 100 ou 200 mg
  • Dexametasona de 4 mg
  • Hidroxicloroquina de 400 mg
  • Azatioprina 50 mg
  • Prednisona de 5 ou 20 mg
  • Talidomida de 100 mg
  • Micofenolato de mofetila de 500mg
  • Metilprednisolona pó para solução injetável de 500 mg
  • Metotrexato de 2,5 mg e solução injetável de 25 mg/mL com 2 mL
  • Ciclofosfamida 50 mg e pó para solução injetável de 200 e 1.000 mg
  • Ciclosporina de 10, 25, 50, 100 mg e solução oral de 100 mg/mL – frasco de 50mL
  • Acetato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona injetável de 3mg +3mg)/mL

Para participar preencha o formulário “experiência ou opinião”, disponível no link: https://goo.gl/EeXoyj

 Contribuição técnica-científicaevidência científica – Contribuindo com análise médica da consulta pública, enviando documentos e artigos científicos que provem a eficácia, segurança e custo-efetividade dos tratamentos propostos com base em evidências científicas, este tipo de contribuição é voltada para associação de pacientes através do conselho cientifico, médicos e profissionais da saúde.

Vamos Fortalecer a necessidade da contribuição dos médicos, pacientes e associações de pacientes.  Participe, envie sua contribuição. 

Leia o relatório de recomendação de protocolo e entenda melhor:

Relatorio_PCDT_LupusEritromatosoSistemico_CP15_2018
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));