segunda-feira, fevereiro 23, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Conselho Nacional de Saúde debate sobre as necessidades no SUS para a pessoa com lúpus

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus (10/05), entidades discutem a necessidade de uma política nacional de atenção às doenças reumatológicas

por Priscila Torres
16/05/2023
em Notícias

O lúpus é uma doença inflamatória crônica que pode afetar diversos órgãos do corpo humano como rins, cérebro e também tecidos como a pele e articulações. Os dados sobre a doença são escassos, mas, de acordo com o Ministério da Saúde ela é de 9 a 10 vezes mais frequente em mulheres entre 15 e 45 anos de idade.  

De acordo com dados da entidade e da Previdência Social, as doenças reumatológicas atingem mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e representam a segunda maior causa de afastamento do trabalho.  Se não tratado corretamente e a tempo, o lúpus pode comprometer a qualidade de vida da pessoa e até mesmo levar a óbito. 

De olho nisso, por meio de uma solicitação conjunta da Associação Brasileira Superando o Lúpus e a Biored Brasil, a doença foi destaque na 342º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde realizada no Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus (10/05).  A pauta é o resgate de uma reunião que aconteceu em 2018, na qual o Conselho Nacional de Saúde emitiu a recomendação de implementação de uma Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Reumatológicas. 

Para debater as necessidades no SUS para as pessoas que convivem com a doença no Brasil, participaram Izabel Teresinha de Souza de Oliveira, representante da Associação Superando o Lúpus no CNS; Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, coordenador-geral de Atenção Especializada na Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde e Thiago Willers, vice-coordenador da Residência Médica de Reumatologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Confira abaixo os principais destaques do debate. 

As doenças reumatológicas são a segunda maior causa de afastamento do trabalho

Aos 37 anos, Izabel Teresinha de Souza de Oliveira foi diagnosticada com lúpus. Na época, ela trabalhava como empregada doméstica e começou a sentir dificuldade para andar e um cansaço extremo. Foi ao pronto-socorro diversas vezes, era medicada, mas os sintomas não passavam. O diagnóstico demorou, e quando veio ela já estava com comprometimento nas pernas, que a impossibilitaram de andar por um ano. Sensibilizada pela sua própria trajetória como paciente, Izabel decidiu se unir a outros pacientes para lutar pelos pacientes com lúpus no Brasil. 

“Não escolhemos ter a doença, por isso estamos aqui pedindo o apoio do CNS e do Ministério da Saúde para que se crie um grupo de trabalho que, de forma participativa incluindo os pacientes, desenvolva uma política nacional de atenção às doenças reumatológicas”, reforçou. 

Ministério da Saúde defende criação de política nacional de atenção especializada 

Em sua fala, o coordenador-geral de Atenção Especializada, Rodrigo Cariri, reconheceu a necessidade de um melhor acompanhamento ambulatorial especializado para quem convive com as doenças reumatológicas, em especial o lúpus. De acordo com o representante do Ministério da Saúde, a entidade entende que há um intervalo grande entre a atenção básica, que realiza o primeiro atendimento, e a especializada, que dá o seguimento a condições de saúde que exijam o acompanhamento de um especialista, como é o caso do lúpus. 

Por outro lado, em relação à necessidade de uma política nacional específica para as doenças reumatológicas, o representante defendeu a criação de uma política nacional de atenção especializada, que abrangesse diversas outras patologias. 

O que foi rechaçado por Ana Lúcia Paduello, membro da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “É impossível dizer que uma política nacional de atenção especializada vai dar conta de mais de 200 tipos de doenças reumáticas, sem que tenha diretrizes específicas para essas doenças. Sentimos falta de uma política que abarque a formação do especialista, a pesquisa, a incorporação de novas tecnologias e o atendimento na atenção básica, especializada e terciária”, reforçou. 

Entenda mais sobre o lúpus: diagnóstico não é simples

De acordo com o Ministério da Saúde, dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves e importantes. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são primordiais. 

Como toda doença autoimune, no lúpus o sistema imunológico gera anticorpos contra o próprio organismo. A genética pode influenciar, porém não causa a doença, que também não é contagiosa. Um dos sintomas clássicos do lúpus é a lesão em formato de borboleta no rosto, animal que é símbolo da campanha de conscientização sobre a doença. 

O lúpus pode se manifestar de diferentes formas em cada paciente. Em alguns pode acometer somente a pele, já em outros se manifesta de forma sistêmica, afetando diversos órgãos. Essa complexidade de sintomas é desafiadora, o que dificulta o diagnóstico. 

“Cerca de 70% dos pacientes apresentam manifestações cutâneas. E de 50 a 70% dos pacientes podem apresentar doença renal. Além disso, pode causar complicações neurológicas, hematológicas e cardiovasculares. Com tratamento certo na hora certa, a gente consegue evitar que o paciente evolua para a diálise ou que tenha outros comprometimentos mais graves”, destacou o reumatologista, Thiago Willers. 

Até o momento, não se sabe a causa exata da doença, mas sabe-se que gatilhos podem desencadeá-la, tais como a exposição solar e lâmpadas com raios-UV, além do tabagismo. Já em relação ao tratamento, o uso de medicamentos imunossupressores para controle dos anticorpos é utilizado. Apesar de ser uma doença grave, que pode deixar sequelas limitantes, com tratamento adequado o paciente pode ter o controle da doença. 

O especialista ainda reforçou a importância do atendimento especializado para pessoas com lúpus no sistema público, já que o SUS é a principal porta de entrada do paciente. “Os estudos mostram que o lúpus é mais incidente em classes menos favorecidas, além de acometer mais pessoas afrodescendentes. O tratamento atualizado e disponível no SUS é indispensável.”

Ana Lúcia Paduello, representante da mesa diretora da CNS, reforçou o pedido ao Ministério da Saúde para que apresente uma outra proposta de atenção às doenças reumatológicas. “Queremos que o Ministério nos apresente outra forma, e que não seja como antes, que nos era apresentado um documento pronto, imposto para que a gente pudesse avaliar e aprovar. Queremos participar da construção.”

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Palmilha melhora equilíbrio de pacientes com artrite reumatoide

Próxima postagem

1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras

Relacionado Postagens

Inteligência artificial descobre que remédio para artrite pode tratar doença rara

Inteligência artificial descobre que remédio para artrite pode tratar doença rara

por Priscila Torres
23/02/2026

A descoberta surgiu quando pesquisadores usaram inteligência artificial para encontrar um novo uso para um medicamento já aprovado para artrite. Assim, a equipe da Universidade da...

Conitec realiza 27ª reunião extraordinária

Conitec realiza 27ª reunião extraordinária

por Priscila Torres
23/02/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) realiza nesta segunda-feira (23), das 9h às 13h, a 27ª...

CNS aprova Resolução que consolida diretrizes, propostas e moções da 5ª CNSTT

CNS aprova Resolução que consolida diretrizes, propostas e moções da 5ª CNSTT

por Priscila Torres
20/02/2026

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, durante a 375ª Reunião Ordinária, realizada nessa quinta-feira, em 12 de fevereiro, em...

O que a dengue tem a ver com a saúde das articulações

O que a dengue tem a ver com a saúde das articulações

por Priscila Torres
20/02/2026

Todo verão brasileiro traz um cenário que se repete: calor intenso, chuvas frequentes e aumento expressivo de doenças transmitidas por...

CNS alerta sobre a necessidade de transparência e financiamento sustentável nos acordos feitos pelos estados no “Agora Tem Especialistas”

CNS alerta sobre a necessidade de transparência e financiamento sustentável nos acordos feitos pelos estados no “Agora Tem Especialistas”

por Priscila Torres
19/02/2026

A necessidade de um Interlocução mais efetiva entre os Conselhos de Saúde e a Atenção Primária de Saúde (APS), o fortalecimento...

Live reúne especialistas e paciente para debater diagnóstico e tratamento do lúpus

Live reúne especialistas e paciente para debater diagnóstico e tratamento do lúpus

por Priscila Torres
19/02/2026

No dia 23 de fevereiro, às 19h, acontece um encontro da “Jornada do Paciente com Lúpus: da descoberta ao tratamento”,...

Próxima postagem
1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras

1ª Conferência Livre de Patologias não transmissíveis, doenças imunomediadas e doenças raras

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 75mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d