Como começar bem o dia? 6 dicas para uma rotina feliz e produtiva!

Começar bem o dia nem sempre é uma prática que deve ser habitual, apesar de não ser sempre assim na rotina de algumas pessoas.

Apesar disso, aproveitar as primeiras horas da manhã para cultivar bons hábitos é uma receita que traz uma série de benefícios para melhorar a disposição e aumentar a produtividade.

Quer saber como você pode mudar sua rotina e torná-la mais feliz e produtiva? Confira a lista que preparamos e descubra como pequenas mudanças podem impactar positivamente o seu dia a dia!

1. Antecipar o dia seguinte

Acordar já sabendo o que você precisa fazer ao longo das próximas horas não só ajuda a administrar melhor o tempo, mas também evita a procrastinação. Por isso, antes de dormir, faça uma pequena lista e coloque no papel (pode ser no “papelzinho mental”) as prioridades do dia seguinte.

Da mesma forma, detalhes como escolher com antecedência as roupas que você vai usar e antecipar pequenas tarefas, como planejar e preparar o café da manhã ou almoço, fazem toda a diferença para diminuir o estresse do dia a dia.

2. Ter um café da manhã saudável

O café da manhã não é considerado a refeição mais importante do dia à toa. Tenha em mente que, após uma noite de sono, ele é fundamental para reabastecer os níveis de glicose no sangue e fornecer a energia que seu cérebro e corpo precisam para funcionar normalmente.

Fazendo essa refeição de forma saudável e equilibrada, você se mantém alerta durante toda a manhã, com aumento da concentração, criatividade e habilidades de resolução de problemas. Muita gente se acostumou a não fazer essa refeição, ou ingerir apenas o café ou um copo de leite, por exemplo. Comer bem faz toda a diferença, na verdade fazer essa refeição de maneira generosa deve se tornar uma prioridade de manhã.

3. Praticar atividades físicas

Manter-se ativo com a prática regular de exercícios contribui de diversas maneiras para preparar a mente e o corpo para gerenciar melhor o seu dia. Fazendo isso pela manhã, você aproveita desde as primeiras horas os benefícios da liberação de endorfina pelo corpo.

Além de melhorar o humor, reduzindo o estresse e ansiedade, você se beneficia da sensação de bem-estar e plenitude proporcionada pelo hábito.

4. Meditar

Muito recomendada como um hábito a ser praticado logo após acordar, a meditação ativa o sistema nervoso parassintético, provocando um estado profundo de relaxamento. Isso ajuda a promover a redução saudável das frequências cardíaca e respiratória, assim como da pressão sanguínea e transpiração.

Com a prática, você se torna capaz de pensar de maneira mais clara, filtrando ruídos e pensamentos negativos que possam afetar a sua percepção.

5. Gerenciar melhor sua energia

Lidar com o pouco tempo disponível para cumprir diversas obrigações ao longo do dia exige que você saiba como melhor gerenciá-lo. Uma mudança de abordagem pode tornar essa relação muito mais produtiva.

Tente identificar em quais horários do dia você costuma ser mais eficiente lidando com determinados tipos de tarefa. Se o seu pico de criatividade acontece durante as manhãs, por exemplo, tente cumprir todas as tarefas que demandem o seu uso nas primeiras horas do dia.

6. Fazer pausas para descansar

Fazer pequenas pausas para descansar em intervalos regulares durante o dia é fundamental para recarregar as baterias e manter o foco e a produtividade constantes.

Algumas práticas, como a Técnica de Pomodoro (descansos de 5 minutos após 25 de trabalho), podem ser muito úteis para diminuir o tempo de execução de uma tarefa e evitar o cansaço mental.

Para facilitar, use a tecnologia a seu favor e baixe aplicativos ou cronometre os fluxos de trabalho, para saber quando fazer essas pausas. Aproveite o tempo de descanso para relaxar, fazer o que você gosta e se alimentar.

Agora que você já sabe como começar bem o dia, não se esqueça de comentar o que achou do artigo! Conte para a gente quais receitas você segue para ter uma rotina produtiva!

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...

Procure conhecer tudo à respeito da sua doença e como você pode se ajudar! E acima de tudo, nunca desista!

No final de 2015, tive uma febre tão alta que me debatia na cama. Depois disso, não conseguia mais escovar dentes, pentear os cabelos,...

Live irá debater a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo

ReumaLive: Direitos dos Pacientes: Assistência Farmacêutica Em dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), emitiu um documento em que foi declarado...