Notícias

Comer um iogurte por dia combate aparecimento destas doenças, diz estudo

O iogurte ajuda a amenizar os sintomas associados à inflamação do organismo humano, que estão relacionados com o desenvolvimento de doenças crônicas, dizem cientistas norte-americanos.

Comer um iogurte previamente ao consumo de uma refeição à base de fritos pode proteger o organismo dos riscos associados a uma dieta com alto teor de gordura, garantem especialistas.

Mais ainda, um iogurte magro por dia pode aliviar a artrite e ajudar no tratamento da asma.

Um grupo de investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison, espera que um dia o alimento ‘favorito’ de muitos, que é ingerido sobretudo ao pequeno-almoço e ao lanche, possa reduzir a toma de analgésicos, tais como a aspirina ou o paracetamol, que acarretam efeitos secundários indesejáveis.

O segredo deste alimento está no facto de ser capaz de acalmar os sintomas associados às inflamações crônicas, durante as quais o organismo se ataca a si próprio.

Sendo este o processo que está relacionado com o aparecimento da artrite, da asma, de doenças inflamatórias do intestino, da obesidade, da síndrome metabólica, de doenças coronárias e de outras patologias crônicas.

Para o estudo, um grupo de voluntários consumiu um iogurte de cerca de 220 gramas previamente a ingerirem um pequeno-almoço típico inglês, com salsichas, bacon, feijão, ovos e torradas, que totalizava 900 calorias. Após o repasto, os cientistas detetaram que os indivíduos que tinham ingerido o iogurte tinham uma menor quantidade de marcadores inflamatórios na sua corrente sanguínea, comparativamente a quem não tinha comido aquele alimento antes da experiência.

O médico e cientista nutricional Ruisong Pei, daquela universidade, disse: “Comer 220 gramas de iogurte magro antes de uma refeição é uma estratégia viável para melhorar o funcionamento do metabolismo e para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas”.

Os dados recentemente apurados foram publicados num artigo, no periódico científico Nutrition, que faculta provas que o consumo de iogurte pode reduzir de facto a inflamação do corpo – podendo assim ser visto como uma alternativa segura e a longo prazo ser utilizado como um substituto de drogas analgésicas, para os pacientes que sofram de dores crônicas.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1011120/comer-um-iogurte-por-dia-combate-aparecimento-destas-doencas-diz-estudo

Anúncios

Artigos Relacionados

Rio de Janeiro bate novo recorde com mais de 2.600 cirurgias bariátricas pelo sistema público

Priscila Torres

Pesquisa revela impactos da artrite reumatoide em pacientes

Priscila Torres

Mobilização pela Incorporação Novos Medicamentos AR na ONG Brasil

Priscila Torres
Loading...