sexta-feira, dezembro 19, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Cientistas desvendam mistério sobre como gene da esclerose múltipla se espalhou

DNA de antigos criadores de gado revelou como algumas doenças evoluíram na Europa ao longo de milhares de anos.

por Priscila Torres
12/01/2024
em Notícias
Cientistas desvendam mistério sobre como gene da esclerose múltipla se espalhou
Cientistas descobriram que genes que aumentam risco de esclerose múltipla apareceram no noroeste da Europa há cerca de 5 mil anos após migração maciça de pastores de gado conhecidos como Yamnaya -  (crédito: Getty Images)
Cientistas descobriram que genes que aumentam risco de esclerose múltipla apareceram no noroeste da Europa há cerca de 5 mil anos após migração maciça de pastores de gado conhecidos como Yamnaya – (crédito: Getty Images)
BBC News
postado em 11/01/2024 10:30 / atualizado em 11/01/2024 11:46

Por que algumas doenças são mais comuns em partes da Europa do que em outras regiões? E por que os europeus do norte são mais altos do que os seus homólogos do sul?

Uma equipe internacional de cientistas afirma ter descoberto a resposta para essas perguntas no DNA extraído de dentes e ossos antigos.

Os genes — que no passado protegeram esses indivíduos de doenças transmitidas por alguns animais — agora aumentam o risco de esclerose múltipla.

Os pesquisadores classificaram a descoberta como “um salto quântico” na compreensão sobre essa doença, marcada por falhas de comunicação entre o cérebro e o corpo.

Os especialistas dizem que a descoberta pode mudar o que se sabe sobre as causas da esclerose múltipla — e eventualmente levar até a novos tratamentos.

Prevalência de casos

Existem cerca de duas vezes mais casos de esclerose múltipla por 100 mil habitantes no noroeste da Europa, incluindo o Reino Unido e a Escandinávia, em comparação com o sul do continente.

No Brasil, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla estimam cerca de 40 mil casos da doença — 85% são mulheres jovens e brancas, entre 18 e 30 anos.

Pesquisadores da universidades de Copenhague, na Dinamarca, e de Oxford e Cambridge, no Reino Unido, dedicaram uma década de investigações arqueológicas para entender a origem dessa condição neurológica.

A esclerose múltipla é uma doença em que as próprias células imunológicas do corpo atacam o cérebro e a medula espinhal, causando sintomas como rigidez muscular e problemas para andar ou falar.

Os cientistas descobriram que os genes que aumentam o risco da doença apareceram no noroeste da Europa há cerca de 5 mil anos após uma migração maciça de pastores de gado conhecidos como Yamnaya.

Os Yamnaya vieram do oeste da Rússia, da Ucrânia e do Cazaquistão, e se mudaram para o oeste, na Europa, aponta um dos quatro artigos publicados na revista Nature sobre o assunto.

As descobertas “surpreenderam a todos”, admitiu o bioinformata William Barrie, autor do artigo e especialista em análise computacional de DNA antigo na Universidade de Cambridge.

À época, as variantes genéticas transportadas pelos pastores representavam uma vantagem, pois ajudavam a protegê-los contra doenças transmitidas por ovelhas e vacas.

Hoje em dia, porém, com a mudança de estilos de vida e dietas, essas variantes genéticas assumiram um papel diferente.

Atualmente, elas representam um maior risco de desenvolver certas doenças, como a esclerose múltipla.

O estudo exigiu esforço colossal — o DNA foi extraído de restos humanos antigos encontrados na Europa e na Ásia Ocidental e comparado com o de centenas de milhares de pessoas que vivem hoje no Reino Unido.

No processo, foi criado um banco de material genético de 5 mil humanos que viveram no passado.

Esse DNA é mantido em coleções de museus espalhados por muitos países, e pode ser usado em outras pesquisas no futuro.

‘Encontrar o ponto exato’

O neurocientista Lars Fugger, outro autor do artigo e médico no Hospital John Radcliffe em Oxford, diz que a descoberta ajuda a “desmistificar” a doença.

“A esclerose múltipla não é causada por mutações — ela é impulsionada por genes normais, que nos protegem contra agentes patogênicos”, explica ele.

As campanhas de vacinação, os antibióticos e os padrões mais elevados de higiene mudaram completamente o panorama das doenças — muitas delas desapareceram e agora as pessoas têm uma expectativa de vida maior.

Por outro lado, os cientistas apontam que os sistemas imunológicos modernos podem ser mais suscetíveis às doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, que estão aumentando.

Os medicamentos atualmente utilizados para tratar essa condição têm como alvo o sistema de defesa do corpo.

Mas a desvantagem deles é um aumento no risco de suprimir tanto a imunidade que os pacientes passam a ter dificuldades em combater infecções.

Para tratar a esclerose múltipla, enfrentamos forças evolutivas, avalia o professor Fugger.

“Precisamos encontrar o ponto ideal no qual exista um equilíbrio com o sistema imunológico, em vez de anulá-lo.”

A equipe agora planeja procurar a origem de outras doenças no DNA antigo e refazer o caminho delas ao longo do tempo.

Esse tipo de pesquisa poderia revelar mais detalhes sobre as origens do autismo, do TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), do transtorno bipolar e da depressão.

Outro artigo da Nature descobriu ainda mais pistas sobre as características genéticas desses antepassados — os pastores Yamnaya também poderiam ser responsáveis pelo fato de os europeus do noroeste serem mais altos do que os do sul.

E, embora os europeus do norte apresentem maior risco genético de esclerose múltipla, aqueles que vêm do sul têm maior probabilidade de desenvolver transporno bipolar.

Já os europeus de leste parecem carregar uma maior probabilidade de Alzheimer ou diabetes tipo 2.

O DNA originário de caçadores-coletores pré-históricos aumenta o risco de Alzheimer, mas os genes dos antigos agricultores estão ligados a distúrbios que afetam o humor, assinala a pesquisa.

O estudo também descobriu que a capacidade dos humanos de digerir leite e outros produtos lácteos e de sobreviver com uma dieta rica em vegetais só surgiu há cerca de 6 mil anos.

Antes disso, eles eram comedores de carne.

Para chegar a tais conclusões, a pesquisa comparou o DNA de milhares de fósseis antigos encontrados na Eurásia com amostras genéticas dos atuais europeus.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Mais de 40 medicamentos estão em falta nas farmácias de alto custo

Próxima postagem

Fila do INSS ’nunca vai acabar’ e meta é baixar para 30 dias, diz ministro

Relacionado Postagens

Festas de fim de ano: riscos do ‘álcool social’ e da comida ultraprocessada

Festas de fim de ano: riscos do ‘álcool social’ e da comida ultraprocessada

por Priscila Torres
18/12/2025

Com a proximidade das confraternizações de fim de ano, cresce também o consumo de bebidas alcoólicas, frituras, doces e alimentos ultraprocessados, combinação...

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

por Priscila Torres
17/12/2025

Uma nova alternativa para lidar com as noites em claro vai chegar em breve ao Brasil. A Agência Nacional de...

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

por Priscila Torres
17/12/2025

Ronald Klein estava andando de bicicleta pelo seu bairro em North Wales, Pensilvânia, em 2006, quando tentou subir um meio-fio....

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

por Priscila Torres
16/12/2025

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) participou, nesta sexta-feira (24), da cerimônia virtual promovida pelo...

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

por Priscila Torres
16/12/2025

Quem faz exercício com frequência tem, em geral, menor risco de morte. Mas a exposição a níveis elevados de poluição...

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

por Priscila Torres
15/12/2025

O Projeto de Lei (PL) 499/2025, do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), segue agora para...

Próxima postagem
Fila do INSS ’nunca vai acabar’ e meta é baixar para 30 dias, diz ministro

Fila do INSS ’nunca vai acabar’ e meta é baixar para 30 dias, diz ministro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 74mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco