É uma patologia que surge na bursa ou tecido localizado próximo ao fêmur e que é saliente na lateral do quadril. Essa região é formada por diversas bursas que podem inflamar e provocar dor. Normalmente, é causada por movimentos exagerados e repetitivos, erros de postura, falta de alongamento, uso de calçado inadequado ou aumento repentino da carga de treinamento de corrida.
Sintomas
A bursite trocantérica pode causar dor na lateral do quadril e na coxa, dificuldade de fazer exercícios e caminhar, e de deitar sobre o lado afetado devido à pressão na bursa.
Diagnóstico
Para diagnosticar a doença, o médico irá analisar os sintomas e realizar exames para confirmar o caso de bursite trocantérica e excluir outras possibilidades. Exames de imagem como o ultrassom é útil para identificar a bursa inflamada.
Tratamento
O uso de anti-inflamatórios pode ajudar a aliviar as dores e os pacientes apresentam melhora dos sintomas com a realização da infiltração com corticóide, com a qual a visualização direta da agulha com o ultrassom.
A fisioterapia com exercícios de alongamento dos tecidos que fazem pressão sobre a bursa e, em alguns casos, pode corrigir alterações na marcha e na função muscular tem um papel fundamental para o alívio dos sintomas e melhora da inflamação.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Subscribe to get the latest posts sent to your email.