O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) se reuniu com a Associação Mato-grossense de Reumatologia (Assomater) para tratar da revogação da Portaria 139/2015/SBSES, que retirou o mofetil micofenolato (MMF) da lista dos medicamentos liberados para o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Trata-se de uma doença inflamatória crônica autoimune, de causas multifatoriais.
Pinheiro propôs discutir o assunto em audiência pública na qual o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, apresentará o balanço da prestação de contas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) referente ao 2º quadrimestre de 2015. A reunião será realiza nesta terça-feira (6), a partir das 15h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa.
Três pacientes que acompanhavam a audiência no gabinete do deputado expuseram o drama, em decorrência da falta da medicação na Farmácia de Alto Custo do Estado. Elas se queixaram que há meses têm encontrado dificuldades para dar continuidade ao tratamento.
“A nossa insatisfação e extrema preocupação, quer que seja pela interrupção quer seja pela não liberação do medicamento, representa risco iminente de evolução para insuficiência renal terminal (dialítica). Isso representa mais gastos, além da perda de capacidade produtiva”, destaca a presidente da Assomater, Angletica Carlotto de Abreu.
Pinheiro acredita que esta prestação de contas permite que a sociedade tenha conhecimento de como os recursos do SUS são investidos e gastos no Estado. “A prestação de contas traz transparência às ações dos poderes”, afirmou.
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social é composta pelos membros titulares Emanuel Pinheiro (PR), Wagner Ramos (PR), Max Russi (PSB), Dr. Leonardo (PDT) e Romoaldo Júnior (PMDB).
Fonte: FolhaMaxx
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.