As disfunções do quadril e seu tratamento

A articulação do quadril consiste em uma articulação formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Essas estruturas são envoltas por diversos músculos, tendões, ligamentos entre outras estruturas que permitem que os movimentos sejam feitos.

Se uma pessoa que caminha, corre e se exercita normalmente, de repente, começa a sentir uma dor na virilha que irradia para o quadril. O que pode ser?

Segundo Dr. Fernando Biggi, ortopedista especializado em quadril da Clínica Fraturas Hauer, “esse sintoma está presente em uma seriedade patologias. Mas dependendo da idade, é comum estar com uma artrose no quadril, visto que é uma das enfermidades que mais atinge a área, em idosos. A doença acomete a cartilagem articular, sendo caracterizada pela neoformação óssea nas superfícies e margens ósseas”, explica.

Os primeiros sintomas podem ser um leve desconforto na região da coxa. Dr. Biggi destaca que com o passar do tempo a dor pode intensificar e causar rigidez: “Quando finalmente o tecido cartilaginoso está desgastado, o movimento passa ser muito doloroso”. O problema atinge em média de 5 a 10% da população, sendo a maioria mulheres com idade superior a 55 anos.

“Embora essa patologia seja provocada pela deterioração da cartilagem, alguns fatores podem estar envolvidos no surgimento da doença. Entre eles: a idade avançada, obesidade, sobrecarga articular, displasia do quadril, sequelas de traumas, doenças inflamatórias articulares e processos infecciosos”, ressalta.

O tratamento conservador da artrose do quadril, envolve, medicamento e fisioterapia. A cirurgia, costuma ser indicada quando a fisioterapia já não tem efeito significativo – por conta do severo desgaste articular.

dor quadril, protese quadril, disfunção quadril

Fonte: Assessoria Clínica de Fraturas Hauer

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...

Procure conhecer tudo à respeito da sua doença e como você pode se ajudar! E acima de tudo, nunca desista!

No final de 2015, tive uma febre tão alta que me debatia na cama. Depois disso, não conseguia mais escovar dentes, pentear os cabelos,...

Live irá debater a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo

ReumaLive: Direitos dos Pacientes: Assistência Farmacêutica Em dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), emitiu um documento em que foi declarado...