Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, mais frequente em mulheres, na faixa etária 30 a 50 anos, com pico de incidência na quinta década de vida. Ocorre também em jovens e pacientes do sexo masculino.
A importância do diagnóstico precoce, para início do tratamento, é fundamental para evitar sequelas e danos maiores da doença.
O histórico familiar aumenta o risco de desenvolvimento da doença de 3 a 5 vezes.
Causa dor, edema (inchaço) e rigidez nas articulações. Acomete pequenas e grandes articulações, como mãos, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos, usualmente simétrico, afetando a direita e esquerda no mesmo tempo. Pode ainda acometer outros órgãos, como pulmão, olhos e coração.
Atualmente, o diagnóstico está baseado em critérios internacionais, facilitando o diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
Nas últimas décadas, avanços significativos ocorreram no estudo do mecanismo dessa doença com drogas modificadoras do curso da doença – sintéticos e biológicos. O objetivo do tratamento é a remissão ou baixa atividade da doença.
O tratamento não medicamentoso inclui educação do paciente e da sua família, fisioterapia, apoio psicossocial, terapia ocupacional e exercícios, principalmente contra resistência (geralmente realizado com utilização de pesos).
As consequências do não tratamento são:
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.