ReumaBlogs

Artrite reumatoide e a saúde mental

Se você tem Artrite Reumatoide precisa saber disso

Neste mês temos o Dia Mundial da Saúde Mental e em função disso quero abordar uma faceta da Artrite Reumatoide que nem sempre é falada.

A artrite reumatoide é a artrite autoimune mais comum em adultos. Ela é crônica, acomete o organismo como um todo (o que chamamos de doença sistêmica), mesmo que afete preferencialmente as articulações.

Além de causar dor, pode deixar o corpo travado.

Com isso, outros problemas podem surgir como consequência, pois quem dorme bem com dor? Como manter uma intimidade com seu parceiro, ter outras atividades prazerosas com tão pouca mobilidade e fadiga?

Pois é, o sono, o lazer e a vida sexual podem ficar bastante prejudicados.

Com o passar do tempo e as diversas dificuldades nas tarefas e atividades comuns do dia a dia vao afetando a saúde mental de quem tem AR. E muitas vezes nem nos damos conta!

Por isso, se você conhece alguém com a doença, fique atento a esse familiar ou pessoa próxima para ajudar a identificar que algo não está legal, para que a sua reumatologista possa indicar ajuda!

Se você tem artrite e percebe que está tendo alguma alteração no comportamento ou no humor, não deixe de conversar com sua medica na consulta!

#REPOST @tmucenicDra. –  Tamara Mucenic  Reumatologista

 

Related posts

Ácido úrico e a artrite

Priscila Torres

Artrite psoriásica: A grande imitadora – Episódio 1

Priscila Torres

Reumatismo no sangue?!

Priscila Torres
Loading...