ReumaBlogs

Artrite Reativa – O que é?

A artrite reativa, antigamente conhecida como Síndrome de Reiter, é uma doença inflamatória que se desenvolve logo após uma infecção. É denominada reativa devido ao fato de acontecer como consequência de uma infecção. Ela faz parte do grupo das Espondiloartrites (onde inclui a Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Artrite Enteropática e Espondilite Indiferenciada). Além do quadro articular (artrite – inflamação nas articulações), ela pode atingir outros sistemas, como os olhos, coração, intestino e manifestações gênito-urinárias. Essa doença é mais comum de acontecer em adultos jovens (principalmente homens) com história de infecção nas últimas 4 semanas ( podendo acontecer até 6 meses após da infecção).

Pode ser causada devido a infecções bacterianas ou virais, principalmente do trato gastrointestinal, genital ou urinário. É necessário também ter uma predisposição genética, onde o paciente apresenta uma dificuldade de “eliminar” aquele microorganismo que se aloja dentro das células, como por exemplo a Chlamydia.

Além disso, também podem surgir outros sintomas mais gerais como cansaço excessivo, dor nas costas, febre acima de 38ºC, perda de peso, aftas, dor abdominal ou diarreia, por exemplo. Ao notar os sintomas procure o seu reumatologista de confiança para o tratamento correto.

Nossos canais de comunicação:

Tel.: (62) 3931-4200 / Whatsapp (62) 99845-0843

End.: Amice Clínica- rua 13, número 941, setor Marista- Goiânia
IG @camilazubeidi
Site : www.amiceclinica.com.br

#REPOST @dracamilazubeidi

Related posts

Doenças reumáticas e os corticoides

Priscila Torres

Existe um maior risco de piora da COVID-19 em que usa bilógicos para psoríase ou artrite psoriásica?

Priscila Torres

Gota: 5 cuidados que você deve tomar

Priscila Torres
Loading...