ReumaBlogs

Artrite psoriásica: A grande imitadora – Episódio 2

Vamos seguir a nossa séria “As Grandes Imitadoras”? A mitologia grega cita um monstro de várias cabeças chamado Hidra – o dragão-serpente. É exatamente assim que a Artrite Psoriásica (AP) se comporta. Sabia que uma das cabeças da AP pode simular a Gota?

Sério? É sim!!! Pacientes com Psoríase e AP têm risco aumentado de pressão alta, diabetes, obesidade e alterações de colesterol e triglicérides. Este conjunto de alterações recebe o nome de síndrome metabólica. Esta síndrome é mais frequente em pacientes com Psoríase e AP. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acontece que um dos componentes da Síndrome é a elevação dos níveis de ácido úrico no sangue. Sendo assim, 1 a cada 3 pacientes com Psoríase e AP têm elevação do ácido úrico no sangue. Destes quantos vão desenvolver Gota? A MINORIA… A maioria das pessoas que têm ácido úrico alto no sangue não desenvolverá Gota. A Gota é uma doença articular crônica e inflamatória causada pelo depósito do excesso de ácido úrico nas articulações. Aí você que tem Psoríase e dor nas juntas faz um exame de sangue e seu ácido úrico está alto. O que pode acontecer? Receber um diagnóstico de Gota, quando na verdade você poderia ter AP!!! Já tive VÁRIOS casos assim no consultório…
⁠⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como diferenciar então o paciente que tem Psoríase e Gota do paciente que têm Psoríase + AP + ácido úrico alto sem Gota? Vamos invocar o nosso Reumatotive (o detetive dos Reumatos)! Pistas:

1) a Gota tem predileção pelo acometimento de joelhos, tornozelos e dedão do pé e costuma vir em crises que no início duram poucos dias.

2) A AP é uma doença crônica, não vem em crises como a Gota e gosta de acometer as pequenas articulações das mãos e dos pés.

3) Os exames de imagem, como Raio-X e ultrassom, também ajudam muito a diferenciar esta grande imitadora que é a AP. Por fim, paciente com AP também têm risco aumentado de Gota e as duas patologias podem coexistir… ⁠⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E você? Sua AP foi já foi confundida com alguma outra cabeça da Hidra? Conte aqui nos comentários. ⁠⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
_
#REPOST @drthiagoreumato

Related posts

Tenha um dia “Fibro friendly”

Priscila Torres

Fibromialgia e Covid-19

Priscila Torres

Síndrome de Sjogren – 6 dicas para combater os sintomas de secura

Priscila Torres
Loading...