“Antes da doença, eu fazia de tudo, minha vida era uma correria, eu fazia mil coisas ao mesmo tempo e conseguia completar todas as atividades planejadas, raramente deixava alguma coisa sem terminar. Antes da doença, eu limpava toda a casa de uma única vez e sem parar, hoje, eu limpo cada cômodo de uma vez, se limpo a geladeira, não limpo o fogão. Antes da doença, ah, antes da doença, eu era outra pessoa”…
Quantas vezes você já se falou “antes da doença?”, quantas vezes nos cobramos “porque não conseguimos”
Viver o antes da doença é uma péssima escolha, cada vez que recordamos de algo que não conseguimos mais fazer, nossa angústia e sentimento de inutilidade aumenta e isso se converte em stress e consequentemente em dor e a dor, nós fará fazer ainda menos. No entanto, precisamos aprender a deixar o “antes da doença” para o “agora, depois da doença”, é preciso saber viver a nova vida, aprender a fazer todas as coisas de antes da maneira de hoje.
Quando nos prendemos muito no que perdemos, não conseguimos enxergar as possibilidades que estão diante de nós.
Viva o agora e encontre uma nova forma de viver plenamente. Adaptação faz parte do processo aceitação e superação da doença. Esse deve ser a frase de cabeceira de toda pessoa com artrite reumatoide.
Pense “agora eu farei todas as coisas de um novo jeito”
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.