Advocacy Participação Social

Ajude a ampliar a cobertura de medicamentos e procedimentos no plano de saúde: contribua com a consulta pública nº 81 da ANS

ANS recebe até o dia 21 de novembro, contribuições para a inclusão de 185 novas tecnologias em saúde (medicamentos e procedimentos) no plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação dos planos de saúde no Brasil, abriu a consulta pública nº 81 para a de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, solicitando a opinião de pacientes, médicos e a da sociedade civil em geral a respeito da inclusão de novos procedimentos e medicamentos no rol de procedimentos ou cobertura mínima obrigatória para a rede privada. Esta consulta pública diz respeito a medicamentos e procedimentos referentes a diversas doenças crônicas imunomediadas, entre elas, a artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, diabetes, doença de crohn, espondilite anquilosante, esclerose múltipla, enxaqueca, hidradenite supurativa, psoríase, retocolite ulcerativa e uveíte.

A ANS disponibiliza os itens da consulta pública descritos pelo nome da tecnologia e doença, por exemplo, em medicamentos aparece o nome do medicamento seguido pelo nome da doença, sendo necessário que o respondente selecione todos os medicamentos ou procedimentos que deseja enviar seus comentários.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde define a cobertura obrigatória para todos os planos de saúde no Brasil, atualmente o rol é composto por uma lista de 3.336 itens, que garante, o tratamento das doenças e condições em saúde, que constam na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

Essa lista é atualizado pela ANS, a cada 2 anos, neste ciclo 2019-2020 foram realizadas 27 reuniões, onde foram realizadas a apreciação inicial das 185 tecnologias em consulta pública. As reuniões para atualização do ROL da ANS, fazem parte de um processo democrático que conta com a participação dos autores das propostas de incorporações, operadoras de saúde e dos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS).

Confira o passo a passo, e ajude a ANS a incorporar no plano de saúde o que realmente importa para a ampliação do acesso dos pacientes brasileiros:

1. Acesse: www.ans.gov.br

2. Clique no Banner: Participação da Sociedade, depois em Consulta Pública

3. Consulte os documentos da Consulta Pública nº 81: https://n8qhg.app.goo.gl/Lbaq

4. Role a página até encontrar: Contribua para a Consulta Pública nº 81, e selecione a opção do tipo de contribuição que deseja fazer, que são:

Participe da consulta pública e deixe a sua contribuição para a ampliação do acesso nos planos de saúde.

Artigos Relacionados

Inclusão de um novo tratamento para uveítes no plano de saúde, é tema da consulta pública nº 81 da ANS 

Priscila Torres

Participe da Consulta Pública para inclusão de um novo medicamento para tratamento da Hidradenite Supurativa no Plano de Saúde

Priscila Torres

Cenário do diagnóstico e monitoramento do covid19 segundo a ótica dos pacientes, será apresentado em audiência pública na ANS

Priscila Torres