Milenar e praticada até os dias de hoje em todo o mundo, a acupuntura é originária da China. Médicos acupunturistas costumam estar à disposição de atletas, terapeutas recomendam a prática para pessoas que sofrem de ansiedade, assim como dores somáticas. De uma forma ou de outra, recomenda-se a acupuntura para dor do corpo ou da “alma”.
De uma forma resumida, a acupuntura é a técnica médica que equilibra o organismo, agindo de forma preventiva, holística ou direcionada.
Fazendo parte da medicina tradicional chinesa, a acupuntura tem relação com a massagem (shiatsu), a meditação, o chi kung (antiga atividade física), assim como a fitoterapia chinesa, que consiste no uso das ervas para manutenção da saúde.
A acupuntura para dor é a mesma usada para prevenir doenças, consistindo na inserção de agulhas na superfície do corpo, promovendo a saúde.
Como a acupuntura age no organismo
Quando falamos que o tratamento serve tanto para dores do corpo quanto da alma, fundamentamos isso na própria Medicina Tradicional Chinesa, que prega a inseparabilidade do corpo e da mente. Por isso, uma das partes da acupuntura é a investigação e o inspecionar do paciente.
Através da observação da face, língua, olhos, cor da pele, secreções, postura e excreções, é possível compreender as mudanças que estão acontecendo no interior do corpo. As mudanças do interior se refletem na parte externa da pessoa.
Entenda mais abaixo para o que serve a acupuntura:
- A acupuntura ajuda em distúrbios do sono, como a insônia por exemplo;
- O tratamento é eficiente no lidar com a sinusite, rinite, resfriados, asma e até mesmo bronquite;
- Acupuntura para dor na boca também é uma opção, quer seja o incômodo vindo de uma extração de dente, gengivite ou faringite;
- O tratamento é eficiente no tratar de dores ciáticas, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Problemas neurológicos, tais quais a enxaqueca ou a dor de cabeça.
Problemas oftalmológicos também podem ser tratados pela acupuntura. Mas calma, não tem nada a ver com as agulhas serem enfiadas nos olhos. Mas sim, em outras partes do corpo que conversam com nossos olhos e são capazes de trazer melhorias consideráveis a quadros de conjuntivite, catarata, miopia e assim por diante.
Entenda alguns dos tipos de acupuntura
Existem diferentes tipos e modalidades de acupuntura. Cada uma dela apresenta uma função diferente no organismo. Temos a:
Acupuntura estética
Utilizada por grandes nomes como Madonna, por exemplo, a acupuntura estética é uma técnica que visa a aplicação de agulhas para melhorar a circulação sanguínea, promovendo o crescimento das células de sustentação, assim como drenando os líquidos em excesso que podem se acumular por baixo da pele.
Acupuntura auricular
Também conhecida como Auriculoterapia, a acupuntura auricular é usada para tratar questões tanto emocionais quanto físicas, sendo feita com agulhas ou sem. A técnica é feita inteiramente nas orelhas, e nela, podem ser usadas pequenas esferas ou sementes de mostarda, que são colocadas em determinados pontos da orelha para realizar pressão.
Acupuntura para emagrecer
A acupuntura ajuda na eliminação de toxinas, e quando utilizada com o propósito de emagrecer, ela é focada nas regiões com excesso de líquidos ou gorduras localizadas. Esse método é recomendado para pessoas que possuem problemas psicológicos como ansiedade ou depressão.
Entender no que consiste a acupuntura e como ela pode ajudar a melhorar a qualidade de vida é o primeiro passo rumo à saúde complete. Quer seja do corpo, da alma, ou da unidade que essas partes formam.
A acupuntura é recomendada tanto para crianças quanto para adultos, sendo benéfica para pessoas ainda que estejam na gravidez ou passando por períodos de instabilidade intensa na saúde. A prática costuma ser aplicada até mesmo em cachorrinhos ou gatos domésticos que estejam com dores, alergias, infecções ou outras doenças.
Existem diversos benefícios da acupuntura, e todos estão ao alcance de suas mãos. Converse com um profissional e descubra mais detalhes sobre como esse tratamento pode te ajudar.
Fonte: Agora Vale
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.