Acupuntura para dor e demais finalidades: como age, tipos e mais

Milenar e praticada até os dias de hoje em todo o mundo, a acupuntura é originária da China. Médicos acupunturistas costumam estar à disposição de atletas, terapeutas recomendam a prática para pessoas que sofrem de ansiedade, assim como dores somáticas. De uma forma ou de outra, recomenda-se a acupuntura para dor do corpo ou da “alma”.

De uma forma resumida, a acupuntura é a técnica médica que equilibra o organismo, agindo de forma preventiva, holística ou direcionada.

Fazendo parte da medicina tradicional chinesa, a acupuntura tem relação com a massagem (shiatsu), a meditação, o chi kung (antiga atividade física), assim como a fitoterapia chinesa, que consiste no uso das ervas para manutenção da saúde.

A acupuntura para dor é a mesma usada para prevenir doenças, consistindo na inserção de agulhas na superfície do corpo, promovendo a saúde.

Como a acupuntura age no organismo

Quando falamos que o tratamento serve tanto para dores do corpo quanto da alma, fundamentamos isso na própria Medicina Tradicional Chinesa, que prega a inseparabilidade do corpo e da mente. Por isso, uma das partes da acupuntura é a investigação e o inspecionar do paciente.

Através da observação da face, língua, olhos, cor da pele, secreções, postura e excreções, é possível compreender as mudanças que estão acontecendo no interior do corpo. As mudanças do interior se refletem na parte externa da pessoa.

Entenda mais abaixo para o que serve a acupuntura:

  • A acupuntura ajuda em distúrbios do sono, como a insônia por exemplo;
  • O tratamento é eficiente no lidar com a sinusite, rinite, resfriados, asma e até mesmo bronquite;
  • Acupuntura para dor na boca também é uma opção, quer seja o incômodo vindo de uma extração de dente, gengivite ou faringite;
  • O tratamento é eficiente no tratar de dores ciáticas, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Problemas neurológicos, tais quais a enxaqueca ou a dor de cabeça.

Problemas oftalmológicos também podem ser tratados pela acupuntura. Mas calma, não tem nada a ver com as agulhas serem enfiadas nos olhos. Mas sim, em outras partes do corpo que conversam com nossos olhos e são capazes de trazer melhorias consideráveis a quadros de conjuntivite, catarata, miopia e assim por diante.

Entenda alguns dos tipos de acupuntura

Existem diferentes tipos e modalidades de acupuntura. Cada uma dela apresenta uma função diferente no organismo. Temos a:

Acupuntura estética

Utilizada por grandes nomes como Madonna, por exemplo, a acupuntura estética é uma técnica que visa a aplicação de agulhas para melhorar a circulação sanguínea, promovendo o crescimento das células de sustentação, assim como drenando os líquidos em excesso que podem se acumular por baixo da pele.

Acupuntura auricular

Também conhecida como Auriculoterapia, a acupuntura auricular é usada para tratar questões tanto emocionais quanto físicas, sendo feita com agulhas ou sem. A técnica é feita inteiramente nas orelhas, e nela, podem ser usadas pequenas esferas ou sementes de mostarda, que são colocadas em determinados pontos da orelha para realizar pressão.

Acupuntura para emagrecer

A acupuntura ajuda na eliminação de toxinas, e quando utilizada com o propósito de emagrecer, ela é focada nas regiões com excesso de líquidos ou gorduras localizadas. Esse método é recomendado para pessoas que possuem problemas psicológicos como ansiedade ou depressão.

Entender no que consiste a acupuntura e como ela pode ajudar a melhorar a qualidade de vida é o primeiro passo rumo à saúde complete. Quer seja do corpo, da alma, ou da unidade que essas partes formam.

A acupuntura é recomendada tanto para crianças quanto para adultos, sendo benéfica para pessoas ainda que estejam na gravidez ou passando por períodos de instabilidade intensa na saúde. A prática costuma ser aplicada até mesmo em cachorrinhos ou gatos domésticos que estejam com dores, alergias, infecções ou outras doenças.

Existem diversos benefícios da acupuntura, e todos estão ao alcance de suas mãos. Converse com um profissional e descubra mais detalhes sobre como esse tratamento pode te ajudar.

Fonte: Agora Vale

Anúncios
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));