Notícias ReumaBlogs

A tireoide e as doenças reumáticas

As doenças da tireoide são bastante frequentes na população em geral. E elas estão associadas tanto com a presença de outras DOENÇAS REUMATOLÓGICAS, quanto a MANIFESTAÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS pela própria doença da tireoide.

O HIPOTIREOIDISMO, que é a REDUÇÃO da produção do hormônio da tireoide, podendo levar a GANHO DE PESO, é a doença mais comum da tireoide. O hipotireoidismo, quando não compensado,  está associado a manifestações como dores musculares e articulares, além da síndrome do túnel do carpo (que já falamos aqui em outro post).

O HIPERTIREOIDISMO, que é o AUMENTO da produção do hormônio da tireoide, podendo levar a PERDA de peso, pode levar a presença de alterações de edema (inchaço), principalmente nas pernas, alteração no formato dos dedos das mãos (baqueteamento digital), além de dores musculares e articulares.

Devido as doenças da tireoide terem comumente uma origem autoimune, outras doenças autoimunes são mais frequentes nessa população, como artrite reumatoide, lúpus e síndrome de Sjögren.

Devido a esses motivos, frequentemente solicitamos exames de tireoide em pacientes com sintomas osteomusculares.

Dr. Guilherme Leví Tres

Médico Reumatologista

CRM 40041/ RQE 34862

reumatologistaguilherme.com.br

#REPOST @drguilhermetresreumatologista

Artigos Relacionados

O ibuprofeno pode causar infertilidade nos homens

Priscila Torres

Miopatias: como elas são? O que podemos fazer para aliviar as dores?

Priscila Torres

I Encontro de Pacientes e Familiares em Caxias do Sul / RS

Priscila Torres