A prevalência das doenças da Endocrinologia

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo SBEM-SP coloca seus médicos à disposição como fontes para comentar sobre doenças endócrinas, entre as quais:

– Osteoporose – é uma doença silenciosa, que afeta 10 milhões de brasileiros. Acomete uma em cada quatro mulheres na pós-menopausa e um em cada sete homens com mais de 70 anos.

– Diabetes – o Brasil tem cerca de 14,3 milhões de diabéticos. Esse número representa quase 8% da população do nosso país, que é o 4º do mundo em números absolutos de portadores da doença. Globalmente, há 415 milhões de diabéticos, o que corresponde a uma pessoa em cada 11 habitantes.

– Obesidade – Na região Sudeste do Brasil, os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 38% de crianças de 5 a 9 anos e 22,8% de crianças de 10 a 19 anos estão com excesso de peso. Nos adultos, esse índice é de 50,45%.

O hábito de consumir refrigerantes no Sudeste (30%) também é maior que no país inteiro (26,7%). O consumo de salgados ultraprocessados é relevante: o Sudeste (32,9%) fica perto da média nacional (31,3%).

– Dislipidemia – caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. A estimativa é de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma.

– A hipertensão arterial (HA) – representa o principal fator de risco independente para morte prematura, afetando entre 10% e 40% da população mundial.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: