Notícias

A prevalência das doenças da Endocrinologia

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo SBEM-SP coloca seus médicos à disposição como fontes para comentar sobre doenças endócrinas, entre as quais:

– Osteoporose – é uma doença silenciosa, que afeta 10 milhões de brasileiros. Acomete uma em cada quatro mulheres na pós-menopausa e um em cada sete homens com mais de 70 anos.

– Diabetes – o Brasil tem cerca de 14,3 milhões de diabéticos. Esse número representa quase 8% da população do nosso país, que é o 4º do mundo em números absolutos de portadores da doença. Globalmente, há 415 milhões de diabéticos, o que corresponde a uma pessoa em cada 11 habitantes.

– Obesidade – Na região Sudeste do Brasil, os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 38% de crianças de 5 a 9 anos e 22,8% de crianças de 10 a 19 anos estão com excesso de peso. Nos adultos, esse índice é de 50,45%.

O hábito de consumir refrigerantes no Sudeste (30%) também é maior que no país inteiro (26,7%). O consumo de salgados ultraprocessados é relevante: o Sudeste (32,9%) fica perto da média nacional (31,3%).

– Dislipidemia – caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. A estimativa é de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma.

– A hipertensão arterial (HA) – representa o principal fator de risco independente para morte prematura, afetando entre 10% e 40% da população mundial.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas

Related posts

Tratamento das uveítes não infecciosas no plano de saúde será debatido hoje na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Priscila Torres

Fórum cria ponte entre médicos da Reumatologia e da Oncologia

Priscila Torres

60 Minutos apresenta sala temática sobre dermatite atópica grave

Priscila Torres
Loading...