O cigarro é responsável por aumentar o risco de incidência, aumenta a gravidade e dificulta o tratamento das doenças reumáticas. Esse processo ocorre, pois quando fumamos( ativamente ou passivamente) sensibilizamos uma célula do sistema de defesa -TH17, que ao ser estimulada pelos hidrocarbonetos aromáticos da fumaça do cigarro orienta o sistema de defesa a destruir articulações. Dessa forma, o fumo altera o prognóstico da doença.
Além disso, o cigarro aumenta o risco e a gravidade da enfermidade reumatológica, multiplica o risco de infarto e de acidentes vasculares. Segundo um estudo nos EUA, o número de anos como fumador determina o risco de Artrite Reumatóide e que este aumenta bastante após os 20 anos de consumo de tabaco. Em outras palavras, quanto mais longa for a exposição ao fumo do tabaco, maior a probabilidade de desenvolver uma doença reumática.
Pesquisadores da Arthritis Care & Research concluíram que a cessação do tabagismo no prazo de quatro anos após o diagnóstico de artrite reumatóide reduziu o risco de mortalidade.
Sendo assim, são muitos os motivos para ficar longe do cigarro, e prevenir doenças reumáticas é mais um deles!
#REPOST @paoladefendi
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.