Para explicar melhor esse tema preciso diferenciar para vocês o sintoma de fadiga (cansaço generalizado no corpo – que é comum em várias doenças reumáticas) e o sintoma de fraqueza muscular em si (dificuldade para realizar movimentos como levantar os braços e subir escadas, ou até mesmo ficar em pé, com quedas frequentes). Muitas vezes esse quadro se desenvolve rápido e o paciente precisa de internação hospitalar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fraqueza muscular nas doenças reumáticas, em geral, ocorre quando há um quadro de inflamação no músculo o que chamamos de “miosite” resultado de um processo autoimune.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, para chegar a esse diagnóstico, precisamos sempre avaliar com calma a possibilidade de doenças neurológicas ou uso de algumas medicações (como as estatinas, por exemplo)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As doenças autoimunes que mais causam fraqueza muscular são a Dermatomiosite e a Polimiosite. Na Dermatomiosite existem também lesões de pele clássicas. A confirmação da fraqueza pelo exame físico e aumento das enzimas musculares (nos exames de sangue) nos ajudam no diagnóstico, assim como a realização da eletroneuromiografia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quadros de miosite também são descritos em outras doenças como o Lúpus Eritematoso Sistêmico e Esclerodermia Sistêmica e precisam de avaliação individualizada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento é feito com as medicações imunossupressoras juntamente com as terapias de reabilitação e fortalecimento muscular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você conhecia esse tipo de sintoma? Ficou com alguma dúvida? Me conte nos comentários!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#REPOST @reumatologistasalvador
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Subscribe to get the latest posts sent to your email.