ReumaBlogs

5 curiosidades sobre Espondilite Anquilosante

1- Ao contrário da maioria das doenças reumáticas a Espondilite Anquilosante acontece mais em homens jovens (◀ 40 anos). Mas pode acontecer em homens e mulheres em qualquer idade.

2- A influência genética é muito importante! Na maioria dos países o gene HLA-B27 está presente em cerca de 90% dos pacientes. No Brasil, devido à miscigenação esse índice é mais baixo, cerca de 69%. Mas, calma: se uma pessoa tem esse gene positivo não quer dizer necessariamente que ela vai ter a doença. Se a pessoa não tem história familiar o risco será de apenas 2% já se tiver história familiar o risco aumenta para 20%.

3- Dor torácica e dificuldade para respirar fundo pode ser um sintoma da Espondilite, devido a um quadro inflamatório na caixa torácica e inserções musculares causando redução da expansibilidade do tórax. .

4- Dor nos glúteos pior pela manhã que alterna de lado (ás vezes do lado direito e ás vezes do lado esquerdo) pode ser um sintoma da Espondilite indicativa do acometimento das articulações sacroilíacas. .

5- É cada vez mais evidente a importância do intestino e da microbiota intestinal interferindo no surgimento das espondiloartrites, sendo talvez o sítio primário onde o quadro de desequilíbrio inflamatório começa.

#REPOST @reumatologistasalvador

Related posts

Janeiro Branco – Vamos falar sobre as emoções na artrite reumatoide

Priscila Torres

Especial Corticoides – Tudo o que você precisa saber!

Priscila Torres

Artrite reumatoide em remissão com dor – Como isso é possível⁣?

Priscila Torres
Loading...