Notícias

2.ª edição do MatcH the Guidelines na Reumatologia anuncia vencedores

A Dr.ª Joana Melo, interna no Hospital de Santa Maria, foi a vencedora da segunda edição do MatcH the Guidelines na Reumatologia, a quem será atribuído apoio para formação médica no valor de quatro mil euros. O segundo prêmio, no valor de mil euros, foi concedido à Dr.ª Joana Neves, especialista na Unidade Local de Saúde Alto Minho, em Ponte de Lima. As vencedoras foram anunciadas nas Jornadas de Outono da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), parceiro científico do projeto de educação médica, em colaboração com a biofarmacêutica AbbVie.

O projeto MatcH the Guidelines trata-se de uma plataforma online na qual os participantes foram desafiados a resolver casos clínicos ficcionados com periocidade quinzenal. Estes pretendiam ilustrar situações da vida real, tendo sido elaborados por uma Comissão Científica independente, presidida pela reumatologista Dr.ª Helena Canhão. No total foram cinco os casos clínicos, sobre cinco doenças reumáticas, nomeadamente atrite idiopática juvenil, artropatia gotosa, espondilartrite associada à doença inflamatória do intestino (DII), artrite reumatoide e artrite psoriática.

“O MatcH the Guidelines é um excelente exercício para treinar o raciocínio clínico, conjugando a avaliação dos conhecimentos sobre recomendações nacionais e internacionais com a rapidez de decisão. Trata-se de um projeto de educação médica inovador e dinâmico, que encoraja a utilização das recomendações relevantes no tratamento das doenças reumáticas. Recomendações essas que são essenciais para harmonizar e otimizar o tratamento e, consequentemente, para melhorar os outcomes dos doentes”, explica a Dr.ª Helena Canhão.

“Este é um projeto muito acarinhado pela AbbVie, que conta já com três edições na Gastroenterologia e duas na Reumatologia. É com grande entusiasmo que promovemos este projeto com a SPR, uma sociedade reconhecida pelo seu enorme empenho na promoção da formação médica e extremamente ativa no desenvolvimento e na publicação de recomendações clínicas”, refere o Dr. Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie Portugal.

O objetivo principal do projeto é a promoção das recomendações da European League Against Rheumatism (EULAR), da Assessment of SpondyloArthritis International Society (ASAS) e da SPR, relacionadas com as doenças reumáticas crônicas imunomediadas junto de internos e jovens especialistas.

Fonte: News Farma

Related posts

Não é fácil, mas não é impossível!

Priscila Torres

Caminhada pode reduzir sintomas da artrose

Priscila Torres

Dieta sem lactose pode afetar os ossos, diz estudo

Priscila Torres
Loading...