Notícias

10 Principais Doenças Crônicas no Brasil

As doenças crônicas são caracterizadas basicamente por serem doenças que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração, muitas delas ainda não possuem uma cura. Elas são categorizadas por dois tipos: doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as transmissíveis.

As DCNT’s, segundo estudos divulgados pelo IBGE, representam 70% das mortes no Brasil. Esse tipo de doença está associado a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo que são aspectos que estão muito presentes na sociedade atual.

Já as doenças crônicas infecciosas são transmissíveis e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas.

I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:

1) Colesterol Alto

O nível de colesterol alto está diretamente ligado ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Esse fator é muito prejudicial à saúde, pode levar ao infarto, e ainda aumenta o risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Segundo levantamento feito pelo IBGE, pelo menos 12,5% dos brasileiros, ou seja, 18,4 milhões de pessoas no país, já foram diagnosticas com colesterol Alto.

2) DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica)

Também chamada de enfisema ou bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica, é uma doença que causa dificuldades respiratórias pois provoca inflamação nos brônquios. Também pode provocar tosse e catarro.

Ela geralmente é ocasionada devido a constante inalação de fumaça ou gases que prejudicam a saúde, em função disso é muito comum entre os fumantes.

3) Hipertensão

Hipertensão ou simplesmente pressão alta como é popularmente chamada, é uma doença que contrai os vasos sanguíneos, forçando assim o coração a se esforçar mais em sua função.

Os sintomas aparecem apenas quando a doença já prejudicou o organismo, incluem: dor de cabeça, tontura e mal-estar. A hipertensão é capaz de desencadear vários outros problemas como doenças cardiovasculares, colesterol elevado, infarto e derrame. Ao decorrer da pesquisa 31,3 milhões de pessoas afirmaram terem sido diagnosticadas com a doença.

4) Osteoporose

A osteoporose, assim como a hipertensão, é uma doença silenciosa. Seus sintomas podem aparecer apenas quando a doença já estiver em um gral elevado.

Ela é responsável por causar o enfraquecimento dos ossos por meio da redução na quantidade de cálcio, o que pode causar lesões frequentes.

5) Mal de Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central do corpo, causando tremores constantes. Ela é uma doença degenerativa, pode levar a pessoa a perder o controle dos músculos e o próprio equilibro de forma progressiva, caso não seja devidamente controlada com medicamentos.

6) Doença de Alzheimer

Outra doença crônica progressiva é o Alzheimer, ela é a uma doença genética e também é causa mais comum de demência. A doença de Alzheimer é capaz de destruir memórias e prejudicar gravemente outras funções cerebrais.

Ela interfere no comportamento da pessoa diagnosticada, privando-a de conseguir realizar atividades simples do dia-a-dia, comprometendo bruscamente sua forma de pensamento e discernimento.

7) Asma

A asma ocorre devido a uma inflamação que afeta as vias aéreas, prejudicando a respiração e provocando falta de ar, chiado no peito e tosse. Existem vários fatores que a desencadeiam como clima, poeira doméstica, pelos de animais, fumaça, gripes ou resfriados. No Brasil o equivalente a 6,3 milhões pessoas declararam sofrer da doença segundo o IBGE.

8) Diabetes

O diabetes é uma doença crônica que provém de dois tipos específicos; a diabetes tipo 1, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, levando ao excesso de açúcar no sangue; e o tipo 2 que é relacionado ao modo como o corpo processa a entrada do açúcar no sangue.

Os dois tipos podem desencadear diversos outros problemas de saúde. Segundo a pesquisa 9,1 milhões de brasileiros disseram possuir algum tipo de diabetes.

9) Derrame cerebral

O derrame cerebral conhecido popularmente como AVC, é uma das principais causas de morte e incapacidade, não só do Brasil como no mundo. Conforme o estudo constatou, 1,5% da população brasileira, número que corresponde a 2,2 milhões de pessoas, já tiveram AVC.

O derrame ocorre devido a rompimento dos vasos sanguíneos responsáveis pelo cérebro, seus sintomas são: dor de cabeça, perda de visão, fraqueza muscular e paralisia.

10) Câncer

O câncer é uma das doenças mais conhecidas, justamente pelo seu nível de gravidade e por ser responsável pela maioria das mortes de pessoas que são diagnosticadas. A pesquisa do IBGE revelou que 2,7 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença.

É uma doença muito agressiva que advém do crescimento desordenado de células anormais, essas células se alastram rapidamente e são capazes de invadir outras partes importantes e vitais do corpo, e formarem tumores malignos que podem comprometer a vida caso não sejam descobertos em sua fase inicial e devidamente tratados.

O câncer pode surgir por relação familiar, ou seja, de forma hereditária, mas também pode ser desenvolvido pelo fumo de cigarros, ou pela exposição irregular a outros tipos de agentes cancerígenos que incluem: luz solar, raios-x, produtos químicos, entre outros.

II) Como prevenir das doenças crônicas?

A maioria das doenças crônicas podem ser evitadas, a não ser aquelas adquiridas de forma hereditária. O segredo para preservar-se é manter um estilo de vida saudável. É necessário possuir hábitos que beneficiem nosso corpo, como exercícios físicos, boa alimentação envolvendo frutas e legumes e obviamente e largar o fumo.

Mesmo aqueles já diagnosticados com algum tipo de doença crônica, muitas vezes o bom estilo de vida, ajuda a controlar os sintomas e assim não se agravará tanto e até mesmo prolongará a vida.

Fonte: Hospital Novo Atibaia/Panorama Farmacêutico.

Related posts

Investigadora portuguesa recebe prêmio de 40 mil euros por trabalho sobre doença intestinal

Priscila Torres

Médica reumatologista fala sobre doenças reumáticas e o Coronavírus

Priscila Torres

Após 200 mil perícias, governo cancela 180 mil auxílios-doença, diz ministério #SQN

Priscila Torres
Loading...