10 Piores dores causadas por doenças que alguém pode sentir durante a vida. Confira a lista!

Entenda o que acontece com seu corpo quando sente as seguintes dores físicas

De acordo com a cartilha lançada pelo Ministério da Saúde, dores são “uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial, ou descrito nos termos de tal dano”. Ela é sempre “subjetiva e pessoal”, não podendo ser generalizada, pois o que pode ser muita dor para um, pode não ser para outro.

Dessa forma, a dor vai muito além de um problema físico, seja um corte na pele ou espasmos. Na realidade, está totalmente relacionada também ao lado emocional. De acordo com o Ministério, elementos como a “fadiga, depressão, raiva, medo/ansiedade, doença, sentimentos de falta de esperança e amparo”, também podem aumentar a intensidade.

Porém, algumas dores são conhecidas por serem realmente insuportáveis, precisando de altas doses de analgésico para ficarem mais amenas ou inexistentes. É sobre essas dores que o artigo vai tratar, com base na lista de uma revista científica estadunidense.

A revista científica News Medical, divulgou um artigo com as piores dores que um ser humano pode sentir. Existem as dores pontuais e as crônicas (que duram mais de três meses) nessa lista, sendo mais abrangente e informativa.

1. Fibromialgia 

Imagine uma dor generalizada, que toma todo o seu corpo de uma única vez, de forma intensa e persistente. Insuportável, concorda? Pois existem muitas pessoas que têm que conviver com a doença diariamente, agravada durante as crises.

A fibromialgia é caracterizada por uma dor musculoesquelética, que tem como outros sintomas, um cansaço extremo, distúrbios do sono e sofrimento emocional. Ela pode ser causada por um trauma físico ou psicológico, infecção ou ser resultante de cirurgia.

2. Dor de cabeça em salvas 

Você acha que a enxaqueca é o pior tipo de dor de cabeça? É porque não conhece a dor em salvas, sendo absolutamente insuportável. Ela dá a impressão de que diversas facas finas e afiadas estão entrando no seu cérebro, causando uma dor insuportável.

Além da dor em si, causa agitação, com crises de 5 a 10 minutos de cada vez. Depois das pequenas intensificações, ela atinge o pico e permanece por horas seguidas, podendo ocorrer várias vezes ao dia.

3. Herpes-zóster 

Causada pelo mesmo vírus da catapora, causa uma dor insuportável, aguda e que dá a sensação de queimação. Ele atinge os nervos, podendo ser reativado por alguém que já teve a doença.

Os pacientes mais afetados pela herpes-zóster são os idosos, principalmente se vivem sob estresse, com baixa imunidade. Ela causa bolhas no tronco e no rosto, mas pode atingir o corpo todo.

4. Fratura óssea 

Certamente essa dor não precisa de explicação, sendo sem dúvidas uma das piores que alguém pode sentir. Isso vale para fraturas completas ou até mesmo para rachaduras ou pequenas fissuras, que podem doer insuportavelmente.

Até o simples ato de encostar a ponta de um pé quebrado no chão é doloroso, então acaba levando até a uma limitação dos movimentos, atrapalhando muito a rotina.

5. Ataque cardíaco 

O infarto do miocárdio pode causar uma das piores dores que alguém pode sentir. Isso porque parte das células do coração morre, por causa de trombos que impedem a passagem do sangue, consequentemente do oxigênio.

A dor do ataque cardíaco é descrita como uma pressão no peito, insuportável que se espalha nos braços, pescoço e mandíbula. Também pode atingir as costas, principalmente em mulheres.

6. Hérnia de disco 

Capaz de imobilizar completamente a pessoa que sofre com o problema, a hérnia de disco causa uma dor lacerante, que dá a sensação de queimação ou ardor, além de formigamento e paralisia do local.

Além disso, até mesmo um movimento simples na cama, como se sentar ou virar, pode ser uma verdadeira tortura. Ela é causada por um deslocamento do disco que fica entre as vértebras, fazendo com que as mesmas tenham contato com o nervo.

7. Artrite 

A artrite consiste na inflamação das articulações, causando dor, rigidez e muita fadiga. Sua dor é simétrica, ocorrendo em ambos os lados. Ou seja, se o pulso direito estiver inflamado, o esquerdo também estará.

Causa também muito inchaço e reduz a mobilidade, como se a pessoa estivesse enferrujada, sem conseguir dobrar as articulações. Sua dor porém é marcante e muito pior pela manhã, podendo dar a sensação de queimação e impedir o movimento.

8. Pedras nos rins 

As pedras nos rins, ou como são também conhecidas, cálculos renais, se formam a partir do excesso de minerais e falta de de água na urina.

Elas podem ficar um bom tempo quietinhas, sem dar sinal de sua existência. Porém, quando elas deixam os rins e passam pelos ureteres, a dor chega a ser insuportável. Ela se localiza nas laterais do tronco, nas costas e abaixo das costelas. Pode ser sentida também abaixo do abdome a até na virilha.

9. Apendicite 

Quando o apêndice inflama e “estoura” é uma das piores dores que um ser humano é capaz (ou não) de suportar. Quando a inflamação está no seu estágio menos desenvolvido, a dor se localiza perto do umbigo. Ao mesmo tempo, se projeta pelo lado direito, sempre abaixo da linha do mesmo. São necessárias poucas horas para poder sentir pontadas agudas ao menor movimento ou respiração em caso de apendicite.

10. Endometriose 

Esse é um problema que atinge somente as mulheres, pois se trata do endométrio, uma película fina que envolve o útero, por dentro. Porém, o que acontece nessa doença é que ela passa a crescer para fora do útero, causando uma dor insuportável, incapacitando a mulher para fazer qualquer atividade. A endometriose pode ficar mais intensa no período menstrual, ao urinar ou depois da relação sexual.

Fonte: Diário Sertão

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: