Socióloga Obidense lança livro sobre a fibromialgia

“Não existe muita literatura de esclarecimento sobre a fibromialgia. Assim, e porque também sofro imenso com a doença, e sei como é difícil ter uma vida normal e fazer os impossíveis para sobreviver a tanta dor, deixo o meu humilde testemunho. É um livro simples, cheio de histórias e episódios. Além da minha experiência pessoal, faço alguma abordagem científica sobre as causas da doença e seus sintomas”, refere a autora.

“Pretendo apenas que aprendam a conviver com a doença. Dedico este livro a todas as amigas que tal como eu se sentem perdidas num mundo aparentemente saudável”, afirma Isabel Noronha.

No livro “Conviver com fibromialgia” relata como começou a saga da doença: “Confesso que nos últimos anos já tinha sinais de um imenso cansaço. E por vezes ficava prostrada na cama, com algumas dores lombares. Aliás, pensando bem, tinha sintomas aos quais não liguei pela vida fora. Foi no inverno de 2005! Tive uma gripe, daquelas bem violentas, com muita febre. A gripe passou em quatro dias, mas no dia seguinte acordei colada à cama. Não me conseguia mexer, nem levantar, nem fazer o que quer que fosse. Tocava várias zonas do corpo e era tudo uma dor pegada. Senti-me arrasada, a viver sozinha, sem ninguém que me acudisse, não me lembrei sequer de telefonar a alguém a pedir socorro”.

Quando conseguiu ir ao médico, ficou a saber que tinha fibromialgia. “Fiquei em pânico! Como iria eu tratar tantos sintomas esquisitos? Bem, simpático e atencioso, o médico que felizmente tinha acabado um seminário sobre a doença, lá me explicou umas quantas coisas. E mais não recordo, eu olhava para o teto como se não fosse eu e aquilo não fosse apenas um pesadelo horroroso”, descreve.

O livro pode ser encontrado na Kindle Store na plataforma Amazon. Os dois anteriores são sobre a guerra em Angola (a autora viveu em Luanda) e sobre Óbidos, este último unicamente de fotografia. Nascida em Óbidos em 1956, Isabel Noronha fez um mandato na política autárquica, tendo sido deputada municipal, 1º secretário e presidente da Assembleia Municipal de Óbidos.

Link para compra do e-book : Conviver com Fibromialgia

Fonte: Jornal das Caldas

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!