Situação do Metotrexato no Brasil

Pacientes de todo o Brasil encontram dificuldade para localizar o Metotrexato para comprar e em muitas farmácias de alto custo, há pelo menos 02 meses não tem MTX para dispensar no SUS.

O Metotrexato é um medicamento DMARD padrão ouro no tratamento da AR e outras doenças reumáticas, a caixa com 24 comprimidos custam em média R$ 20,00, porém, não sabemos o que acontece, mas não estamos conseguindo comprar MTX, algumas farmácias de manipulação têm a matéria prima porém, algumas dessas farmácia estão cobrando preços absurdos pelo medicamento manipulado (R$ 90,00), o que inviabiliza o acesso.

Realidade do Metotrexato no Brasil

Tínhamos 03 marcas de Metotrexato no mercado; Tecnomet, Reutrexato e Metrexato, hoje apenas encontramos para comprar a marca Tecnomet.

  • Tecnomet do Laboratório Zodiac (ainda disponível no mercado, porém, em falta no mercado, com previsão de retorno as farmácias à partir da próxima segunda-feira, conforme informações do SAC da Zodiac). 
  • Reutrexato do Laboratório Apsen: foi descontinuado a comercialização por questões administrativas não detalhada do laboratório, segundo informações do SAC da Apsen).
  • Metrexato do Laboratório Blausiegel: indisponível no mercado, com previsão de retorno em breve.

O SUS fornece MTX injetável e em comprimido, através da farmácia de alto custo, o fornecimento é para todas as pessoas, mesmo com receita de médico particular ou convênio, para isso basta o médico preencher a LME (laudo medicamento especializado) e junto com a receita, exames e cartão do SUS, ir até uma unidade das farmácias de alto custo. Não fique sem MTX, sabemos que é um medicamento de baixo custo, porém, no SUS temos garantia de acesso ou pelo menos temos onde cobrar o acesso.

A normalização no fornecimento é esperada para até o final do mês de Fevereiro/2013.

Estamos conseguindo comprar MTX apenas na farmácia virtual Drogaria Primus de Belo Horizonte, algumas pessoas tem encontrado poucas unidades em pequenas farmácias de bairro e cidades pequenas, em São Paulo, as grandes farmácias já não tem MTX para vender. 

Link: http://www.drogariaprimus.com.br/tecnomet-2.5mg-20cpr-p61300 

Vamos aguardar providência dos órgãos competentes, pois sabemos que a ‘Artrite não espera e a Dor não tem hora” quando descontinuamos um medicamento, nossa doença volta a ativa e isso nos custa muito caro :(.

Quem tiver com dificuldade de acesso, pode nos relatar através do e-mail [email protected] 

 

  1. Ricardo Sanches Gonçalves Diz

    medicamento estrategico nao pode faltar, Dilma importa de cuba esse tb

  2. Vanessa Sampaio Diz

    Comprei hoje Metotrexato do laboratório Blau.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: