Ministro Indica “Academia da Saúde” e esquece que com dor, é impossível ir a acadêmia!

Acompanhe a fala do nosso Ministro de Saúde, em reportagem da TV NBR, participam Lauda Santos (mãe) e Laís Vargas (filha), ela que tem ARJ desde os 3 anos de idade.

< Comentem >

Minhas considerações a fala do nosso Ministro de Saúde;

“Uma pessoa que tem o peso adequado para sua idade, que faz atividade física”, Como manter o peso adequado, quando no Brasil a PREDNISONA é prescrito largamente, pois na falta de Novos Medicamentos, é o CORTICOIDE que segura a nossa dor + não segura a DOENÇA, enquanto ficamos tomando corticoide, aguardamos a judicialização para ter acesso a novos medicamentos e com isso, ficamos no efeito sanfona maldita, incha x desincha, estrias, alterações do humor e ao longo do tempo “Necrose Asséptica do Quadril”, Osteoporose, Osteopenia, fraturas por stress, tudo isso causado pelo corticoide. Isso é economia?

Uma economia hipócrita, pois com o passar do dias, logo somos conduzidos a protese de quadril, de joelhos o Ministério da Saúde parece não compreender que as vezes é preciso “Perder para Ganhar”. A incorporação de novos medicamentos pode proporcionar Qualidade de Vida e condições físicas para a pratica de atividade física.

Se tivermos medicamentos modernos, onde estudos comprovam a eficácia e eficiência da medicação, levando a Artrite Reumatoide a remissão, isso sim é economia, pois certamente seremos pessoas que recebem medicamento de alto custo, mas que tem condições físicas de trabalhar e contribuir recolhendo nossos impostos, e vamos construir um futuro sem assistencialismo.

Pois hoje, é assim, a falta de tratamento adequado permite que a doença evolua, levando a deformidades, degenerações e produzindo Pessoas com Deficiência.

“ACADEMIA DA SAÚDE”

Em minha cidade, tem atividade física, hidroginástica apenas para as pessoas da 3º idade, e nunca aceitariam uma pessoa jovem, mesmo que com artrite no programa de atividade física.

Confiram a matéria do Blog Quanto Desrepeito 

Acredito que “por desconhecer a realidade desses usuários do SUS”. Ele deu a entender que pessoas magras, ou se foram gordas e emagreceram, não sofrem de alguma doença reumática. Ou tenham melhor qualidade de vida.

Alertamos senhor Ministro: Não tem. É preciso que exista uma política de saúde que amenize suas dores – aí sim, os reumáticos terão qualidade de vida. Doença reumática é para toda vida, mas a DOR não precisa ser.

Muitos reumáticos ficaram indignados ao verem o Ministro Padilha aconselhando pacientes reumáticos a fazerem alongamento nas academias de saúde da rede do SUS TV NBR que foi ao ar hoje dia 03 de novembro de 2011.

Os que podem, em caso de conseguir usar a academia de saúde é usá-la de forma rigorosamente acompanhada por profissionais de saúde – o que ‘mesmo assim’ não garante qualidade de vida.

“Imaginem uma pessoa com a doença em atividade fazendo alongamentos e as lágrimas escorrendo pelo rosto. Essa é a realidade dos reumáticos”.

Lauda Santos, coordenadora da Anapar,  comenta:  Afirmo que o Ministro precisa entender melhor esses mais de 100 tipos de manifestações das doenças reumáticas criando o “Qüinqüênio das Doenças Reumáticas” no Ministério da Saúde, com o objetivo de esclarecer à população.

EDUCAÇÃO SALVANDO VIDAS!

Esse qüinqüênio objetiva a cada ano escolher um tema especíifico como alerta, por exemplo:

  • Desmistificando os mitos e verdades
  • Diangostico precoce
  • Dispensação de medicamentos
  • Procedimento, (entre outros.)
Participe deste post, fale o que pensa, o que achou desta matéria?

 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!