Enbrel 50 mg

E começando as férias dos medicamentos, em São Paulo vivemos dias e dias sem Etanacerpet (Enbrel) 50 mg, e recentemente o fornecimento de  Etanarcepet (Enbrel) de 25 mg, ficou comprometido, ou seja, muitos paulistas ficaram sem Enbrel, alguns deles estavam sem há mais de 3 meses.

Encaminhamos através deste blog, uma relação com os nomes das pessoas que estavam sem o Enbrel de 25 e de 50 mg. A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de SP, nos atendeu com grande atenção,  apresentando prazos e orientações.

O prazo erá até essa semana que inicia hoje.

As orientações:

  • Encaminhei relação com 8 pacientes que estavam sem Enbrel de 25 e 50mg, dessas pessoas apenas 2 estava devidamente cadastrada na farmácia de alto custo, com acesso regular e correto da medicação de alto custo, sendo previsto que na semana passada (19 à 23/12) o fornecimento seria regularizado para as pessoas que recebem pelas farmácias de alto custo.
  • Porém, das 8 queixas, 5 estava recebendo o Enbrel por judicialização em saúde, o que esta estupidamente errado, pois comprando a medicação por judicialização o prelo se torna muito elevado, o que fará com a verba destinada a isso, se torne cada vez menor, portanto, os pacientes da judicialização, iriam receber o Enbrel nessa semana (26 à 30/12). Portanto, todas as pessoas que recebem medicamentos já incorporados e fornecidos pelo SUS, não devem permanecer com  judicialização. Vamos exercer o controle social, pois, comprando por judicialização o preço é super elevado e comprando por licitação (como o Ministério da Saúde compra), o valor é bem mais barato, o que possibilita o acesso a um número maior de pessoas, seja consciente, dê entrada em sua medicação de alto custo na farmácia de alto custo, se não der certo, ou se a medicação ñ fazer parte do rol do SUS, ai sim, cabe medida cautelar.
  • E a última orientação, é que, somente chegará Enbrel de 50 mg após o mês de janeiro, portanto, todos os pacientes que recebem Enbrel 50 mg, devem pedir a seus médicos, a emissão de uma nova receita e nova LME (laudo medicamento excepcional). Mencionando o nome do medicamento pelo príncipio ativo “Etanarcepet”, a receita para quem toma de 50 mg deverá seguir este padrão

Etanarcepet 25 mg, 2 injeções por semana (aplicar 2 injeção de 25 mg, sempre fazendo rodizio no local de aplicação.

Receita e LME deve constar que a prescrição de Etanarcepet 25 mg- 2 x semana, é preciso trocar a receita e LME , mesmo que seu processo administrativo na farmácia de alto custo, conste a dose de 50 mg, então, fica a dica..

Melhor tomar 2 injeção de 25 mg por semana do que ficar sem medicação. Essas foram as orientações do Dr. Ricardo Paramnhos Pires Moreira (Assistente Técnico de Planejamento e Ações em Saúde II, Assistência Farmacêutica. SES/SP.

Se você recebe, Humira, Enbrel ou Remicade por judicialização, seja consciente, entre com pedido na farmácia de alto custo, sem grandes complicações. Judicialização é somente para casos onde não temos + opções e não para medicamentos já padronizados.

Facebook Twitter LinkedIn Facebook Page Orkut
Contact me: Skypepriscilanursing MSNpriscilanursing@hotmail.com

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

4 Comentários

  1. oi pessoal, moro em pelotas, rs e estou sem humira desde agosto….o laboratório diz que a medicação está liberada mas na farmacia estadual não existe…não entendi onde esta o medicamento.

    • Oi, Janete.

      Vc já buscou informação na Secretaria de Saúde do seu Estado? Se por vias administrativas o acesso está dificultado, acredito que seria hora de buscar ajuda do judiciário.

  2. Oi pessoal, faço uso do Enbrel 50mg a um ano e também fiquei sem ele este mês. o posto de saúde, aqui do Rio, alegou que não receberam. O que fazer?

Olá, deixe um comentário!