E começando as férias dos medicamentos, em São Paulo vivemos dias e dias sem Etanacerpet (Enbrel) 50 mg, e recentemente o fornecimento de Etanarcepet (Enbrel) de 25 mg, ficou comprometido, ou seja, muitos paulistas ficaram sem Enbrel, alguns deles estavam sem há mais de 3 meses.
Encaminhamos através deste blog, uma relação com os nomes das pessoas que estavam sem o Enbrel de 25 e de 50 mg. A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de SP, nos atendeu com grande atenção, apresentando prazos e orientações.
O prazo erá até essa semana que inicia hoje.
As orientações:
- Encaminhei relação com 8 pacientes que estavam sem Enbrel de 25 e 50mg, dessas pessoas apenas 2 estava devidamente cadastrada na farmácia de alto custo, com acesso regular e correto da medicação de alto custo, sendo previsto que na semana passada (19 à 23/12) o fornecimento seria regularizado para as pessoas que recebem pelas farmácias de alto custo.
- Porém, das 8 queixas, 5 estava recebendo o Enbrel por judicialização em saúde, o que esta estupidamente errado, pois comprando a medicação por judicialização o prelo se torna muito elevado, o que fará com a verba destinada a isso, se torne cada vez menor, portanto, os pacientes da judicialização, iriam receber o Enbrel nessa semana (26 à 30/12). Portanto, todas as pessoas que recebem medicamentos já incorporados e fornecidos pelo SUS, não devem permanecer com judicialização. Vamos exercer o controle social, pois, comprando por judicialização o preço é super elevado e comprando por licitação (como o Ministério da Saúde compra), o valor é bem mais barato, o que possibilita o acesso a um número maior de pessoas, seja consciente, dê entrada em sua medicação de alto custo na farmácia de alto custo, se não der certo, ou se a medicação ñ fazer parte do rol do SUS, ai sim, cabe medida cautelar.
- E a última orientação, é que, somente chegará Enbrel de 50 mg após o mês de janeiro, portanto, todos os pacientes que recebem Enbrel 50 mg, devem pedir a seus médicos, a emissão de uma nova receita e nova LME (laudo medicamento excepcional). Mencionando o nome do medicamento pelo príncipio ativo “Etanarcepet”, a receita para quem toma de 50 mg deverá seguir este padrão
Etanarcepet 25 mg, 2 injeções por semana (aplicar 2 injeção de 25 mg, sempre fazendo rodizio no local de aplicação.
Receita e LME deve constar que a prescrição de Etanarcepet 25 mg- 2 x semana, é preciso trocar a receita e LME , mesmo que seu processo administrativo na farmácia de alto custo, conste a dose de 50 mg, então, fica a dica..
Melhor tomar 2 injeção de 25 mg por semana do que ficar sem medicação. Essas foram as orientações do Dr. Ricardo Paramnhos Pires Moreira (Assistente Técnico de Planejamento e Ações em Saúde II, Assistência Farmacêutica. SES/SP.
Se você recebe, Humira, Enbrel ou Remicade por judicialização, seja consciente, entre com pedido na farmácia de alto custo, sem grandes complicações. Judicialização é somente para casos onde não temos + opções e não para medicamentos já padronizados.
Facebook Twitter LinkedIn Facebook Page Orkut
Contact me: priscilanursing [email protected]
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Oi pessoal, faço uso do Enbrel 50mg a um ano e também fiquei sem ele este mês. o posto de saúde, aqui do Rio, alegou que não receberam. O que fazer?
Oi, Silene!!!
Vc leu o post de hoje https://artritereumatoide.blog.br/2012/01/falta-de-medicamento-de-alto-custo/
Manda um e-mail para [email protected]
Nome Completo
Telefone para contato
Nome e dose da medicação em falta
Nome da Farmácia de Alto Custo que te atende
Cidade e estado.
Vamos reunir as pessoas que estão sem a medicação e comunicar o Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde Regionais.
Ficar sem medicamento é muito ruim!!
Bjs
oi pessoal, moro em pelotas, rs e estou sem humira desde agosto….o laboratório diz que a medicação está liberada mas na farmacia estadual não existe…não entendi onde esta o medicamento.
Oi, Janete.
Vc já buscou informação na Secretaria de Saúde do seu Estado? Se por vias administrativas o acesso está dificultado, acredito que seria hora de buscar ajuda do judiciário.