Empresa entra na incubadora do Tecpar para desenvolver órteses por impressão 3D

A E4R – Engineering for Rehabilitation, empresa que acaba de ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), vai desenvolver no Instituto de Tecnologia do Paraná soluções de engenharia para o tratamento e reabilitação de pessoas que possuem disfunções motoras, com o uso de tecnologias inovadoras: as órteses serão produzidas por impressão 3D. O contrato para ingresso da empresa na Intec foi assinado nesta sexta-feira (7).

Os dois sócios da E4R, os engenheiros mecânicos Flavio Marcel Mendes de Queiroz e Rafael Henrique de Oliveira Costa, investiram em pesquisa sobre tecnologias para reabilitação e definiram como foco inicial da companhia as órteses para membros superiores.

Queiroz ressalta que os produtos disponíveis no mercado nacional são, em geral, construídos artesanalmente e que órteses com mais qualidade são encontradas em outros países, porém com custo maior devido à importação. “A tecnologia que usamos permite a criação de um produto personalizado de forma rápida e precisa, com grande vantagem em relação ao peso e aspecto, por um custo adequado ao mercado nacional”, salienta.

As órteses desenvolvidas pela E4R são fabricadas em polímeros e utilizam tecnologia de manufatura aditiva – conhecida como impressão 3D – e partem de processos de escaneamento 3D, explicam os empreendedores. “Por não possuir metais em sua confecção, pode ser usadas tanto em ambiente clínico, como na hidroterapia, e em atividades do dia-a-dia. As origens das lesões são as mais diversas, e vão desde fraturas e luxações a AVC ou doenças neurodegenerativas”, pontua Queiroz.

Para os sócios, a Intec permitiu que fosse concretizada a ideia de ter uma empresa. “Sabemos dos desafios de ser empreendedor no Brasil. A incubadora do Tecpar possui uma estrutura pronta para nos auxiliar em todos os nossos pontos fracos, para que tomemos as decisões certas. A incubação nos dá segurança em desenvolver um projeto sólido”, avalia Queiroz.

Pesquisa e Desenvolvimento

Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicos do Tecpar, destaca que, ao ingressar na Intec, os empreendedores vão estar em um ambiente com empresas focadas em desenvolvimento na área da saúde, como o próprio Tecpar, o Instituto Carlos Chagas e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná. “Essa proximidade facilitará o acesso a competências necessárias para o desenvolvimento do negócio”, observa Lima.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, analisa que a entrada de empresas da área da saúde na Intec reforça o Parque Tecnológico da Saúde, que a cada dia mais se torna um espaço de inovação no setor. “A incubadora do Tecpar atrai empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico. A cada incubação, o instituto reforça o seu compromisso em apoiar novas empresas”, salienta.

Intec

Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem se candidatar a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente – quando a empresa fica nas dependências da Intec – e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. A Intec oferece também o programa de Incubação Verde, para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.

Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, nove empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Werker, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e E4R – Engineering for Rehabilitation.

Saiba mais sobre a Intec pelo site portal.tecpar.br/tecnologia-e-inovacao/incubadoras-tecnologicas.

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!