A Arterite de Células Gigantes (ACG) é uma das vasculites sistêmicas mais comuns, alguns estudos chegam a afirmar que é a mais frequente entre todas as vasculites primárias! Mas o que é essa doença?
A ACG é uma doença que leva à inflamação de vasos sanguíneos, acometendo artérias de médio e grande calibre. As artérias mais comumente afetadas são aquelas que começam no pescoço e irrigam estruturas intra e extracranianas. Antigamente era conhecida como por afetar um vaso na região das têmporas levando à sensibilidade local, porém sabemos hoje que várias artérias podem afetadas!
.
Ocorre mais comumente em pessoas >50 anos e a frequência aumenta com a idade!
As mulheres são acometidas mais que os homens.
.
Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça de início recente, dor ao mastigar e dificuldade em enxergar com clareza.
Pode ser acompanhado de febre (geralmente >38 ° C), fadiga, perda de peso, dor de dente ou dor no rosto inexplicável.
ç – a dor, que pode ser leve ou intensa, tende a estar localizada sobre as têmporas, mas pode ter outras localizações. Algumas pessoas percebem aumento de sensibilidade no couro cabeludo (FOTO).
– Até metade dos pacientes pode apresentam esse sintoma, que ocorre devido ao fluxo sanguíneo inadequado para os músculos envolvidos na mastigação.
ã: até 10% dos pacientes podem desenvolver cegueira parcial ou completa. A perda temporária da visão pode ser o primeiro sinal da ACG, É ! Se não tratada, a perda da visão pode ser permanente e / ou afetar o outro olho.
á – Um aneurisma da aorta torácica ocorre quando a aorta, a principal artéria que transporta sangue do coração, desenvolve um ponto fraco e evolui com uma dilatação anormal, podendo ser fatais caso se rompam. O acometimento de outras artérias que irrigam os membros superiores pode levar a alteração de pressão arterial e pulsos entre os braços!
#REPOST @anajuliabicalho.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.