Doenças Reumáticas Notícias Outras Doenças Reumáticas Ultrarticular

Vasculites

O que é?

É o nome dado à inflamação crônica da parede dos vasos sanguíneos, causando estreitamento ou obstrução que limita ou interrompe o fluxo. Se não for tratada, pode causar danos ou destruição dos tecidos irrigados pelos vasos inflamados. Como pode afetar um ou mais órgãos, a vasculite é um conjunto de doenças classificáveis de acordo com o local atingido.

Sintomas

Os sintomas vão depender dos tecidos comprometidos pela inflamação e dos órgãos afetados (rins, articulações, sistema nervoso). No início, o paciente pode sentir febre, mal-estar, sudorese, fraqueza, cansaço, perda de apetite e emagrecimento. Conforme a doença progride, as manifestações podem evoluir para dores abdominais e nas juntas, urina escura ou com sangue, tromboses, manchas vermelhas na pele, sensação de formigamento e perda de sensibilidade nas áreas próximas aos vasos inflamados.

Existem dois tipos de classificação das vasculites:

  • Vasculites primárias: é a forma mais rara da doença e consiste na agressão direta aos vasos sanguíneos. Não tem causa aparente e nem associação com outras doenças;
  • Vasculites secundárias: estão associadas a outra doença. As principais causas são infecções por vírus, doenças autoimunes, reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer como leucemia e linfoma.
Diagnóstico

Diagnosticar as vasculites no início é difícil, pois os sintomas apresentados são parecidos com os de outras doenças inflamatórias. Dessa forma é necessário analisar a história do paciente, fazer uma avaliação clínica minuciosa e realizar exames complementares de sangue e imagem. Biopsia dos tecidos e órgãos afetados é de extrema importância para um diagnóstico mais preciso.

Tratamento

Varia de acordo a gravidade, o tipo da doença e as condições do órgão ou tecido afetado. Em muitos casos, os pacientes respondem bem à aplicação de medicamentos esteroides para controlar a inflamação. Situações mais graves podem necessitar de drogas imunossupressoras e citotóxicas para destruir as células dentro do processo inflamatório.

Related posts

Sedentarismo: uma doença do século que deve ser combatida

Priscila Torres

Aviso aos pacientes sobre as Farmácias de Alto Custo do Estado de São Paulo

Priscila Torres

Sociedade Brasileira de Reumatologia na frente pelos direitos dos pacientes de planos de saúde

Priscila Torres
Loading...