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Uma boa nutrição pode auxiliar no combate aos sintomas da artrose

Conhecida também como artrite degenerativa, artrose é uma doença reumática, que afeta as articulações, limitando  movimentos e que não tem cura, somente tratamento. Atinge principalmente os joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Pode manifestar-se em pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, aumentando a incidência com o passar dos anos. As causas são devido a fatores genéticos, imunidade baixa, obesidade e atividades repetitivas que causam sobrecarga nas articulações. O principal sintoma é a dor, ocorrendo com a movimentação da articulação afetada.

É importante evitar certos “alimentos” que são na verdade produtos alimentícios, como: fastfood, comidas congeladas, embutidos, enlatados, caldos e tabletes de tempero, açúcar, xarope de milho/guaraná, bebidas gaseificadas (refrigerante), gordura hidrogenada, sucos de pó e caixinha, leite e derivados; enfim, quase tudo que tenha vida de prateleira e rótulo. Tudo que for doce e gordo ao mesmo tempo não é alimento de verdade.

Então as pessoas se perguntam: o que comer ? A resposta é simples: COMIDA DE VERDADE.
Os alimentos (legumes, verduras, frutas, grãos integrais, ovo caipira) possuem nutrientes que tem função terapêutica e ao serem consumidos por um longo período, auxiliam no tratamento e na melhora do quadro sintomático, inflamatório e imunológico da doença.   A obesidade é um fator de risco para quem possui artrose podendo contribuir lesionando ainda mais as articulações, neste caso a alimentação saudável auxilia não somente na modulação do estress oxidativo da doença, mas também no gerenciamento do peso  tornando-se importante na melhora da superfície articular comprometida.

A alimentação natural é a mais indicada, comida orgânica (sem agrotóxico), frutas e legumes da época (safra), horta caseira, colheita da roça, ovo de galinha que cisca, leite e  queijo da vaquinha feliz (só se alimenta de capim e ração natural); isso sim traz saúde.

A ingestão de alimentos fonte de ômega 3 como os peixe  sardinha e cavalinha, chia, Linhaça triturada e até mesmo a suplementação via oral do ácido graxo em questão é uma boa pedida para a  melhora do processo inflamatório. Fontes de vitamina D e cálcio são importantes para evitar a desmineralização óssea comum no estágio avançado da doença e para manutenção da saúde imunológica. Vitaminas do complexo B, Vitamina C e Vitamina E são requisitadas para gerenciamento do estresse oxidativo, melhora do metabolismo da glicose e controle de peso.

Sucos detox (couve, cenoura, gengibre, maça, limão, água) têm ação alcalina, vão diminuir o depósito de substâncias nas articulações e melhorar a disbiose intestinal (alteração na quantidade e na qualidade das bactérias intestinais).  É indicado o aumento da ingestão diária de ervas naturais como alecrim, salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, louro, páprica, pimenta do reino (antioxidantes);  alho e cebola (anti inflamatórios); Banana ( fonte de vitamina B6 e triptofano- diminui dores e ansiedade); Biomassa de Banana Verde, Kefir, kombuchá , Batata Yakón (prebióticos); Laranja lima (melhora o sistema imunológico), Castanha do Pará ( fonte de selênio- ativa sistema de defesa- Glutationa); Mamão (enzima digestiva- papaina); Abacaxi (enzima digestiva- bromelina); enfim alimentos de verdade.

Artrose não tem cura, mas existem várias medidas a serem tomadas, dependendo do caso exercícios físicos podem diminuir ou aumentar a dor, e em alguns casos há progresso com repouso. Medicação, Nutrição (alimentação), Fisioterapia e Saúde mental (Reiki, Yoga, Meditação) são tratamentos que colaboram com a melhora do quadro clínico e qualidade de vida.

Amanda Oliveira – Nutricionista esportiva e clinica funcional – [email protected]
(31) 99284-2063  / (31) 997998600

Fonte: Jornal Correio da Cidade

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