Bolinhas cheias de esteróides podem proporcionar um alívio duradouro nas dores nos joelhos causadas por artrite.
Esferas microscópicas são injetadas diretamente no joelho, onde os seus revestimentos se dissolverão lentamente, liberando gradualmente os esteróides dentro deles.
Agora, esse tratamento, que leva apenas 1 minuto para ser administrado e proporciona um alívio por 3 meses, está sendo testado em ensaios clínicos maiores, envolvendo mais de 700 pessoas.
Os pesquisadores dizem que essas cápsulas não só promovem um alívio mais duradouro que os tratamentos já existentes, mas também que os pacientes podem evitar os efeitos colaterais associados ao uso de medicamentos orais.
A osteoartrite é caracterizada por lesões na região da articulação, resultante do desgaste da cartilagem, causando dor e inflamação. Os danos podem provocar crescimentos ósseos ou esporões que se desenvolvem ao redor das articulações, e assim, interferem nos movimentos.
Estima-se que mais de 500 mil pessoas entre homens e mulheres tem osteoartrite nos joelhos, variando de um grau moderado ao mais severo, mais que o dobro de casos de osteoartrite encontrados nos quadris.
Uma série de fatores pode aumentar o risco, como uma lesão anterior, o avanço da idade (a maioria dos pacientes tem mais de 45 anos) e a obesidade, que coloca uma pressão extra nas articulações.
Analgésicos como o paracetamol e o ibuprofeno tomados por via oral, assim como cremes ou géis esfregados no local, são os tratamentos hoje disponíveis para aliviar as dores.
No entanto, os ingredientes ativos são liberados imediatamente para dentro do corpo, o que significa que eles podem perder sua eficácia em algumas horas ou dias.
Os analgésicos como a codeína ajudam a aliviar a dor, mas causam efeitos colaterais como sonolência, náuseas e prisão de ventre. Esteróides ou corticóides também são utilizados, na forma de comprimidos ou injeções, mas produzem muitos efeitos secundários.
O novo tratamento, conhecido no mundo da medicina como FX006, consiste num esteróide chamado acetonido de triamcinolona, que é embalado em microesferas que são injetadas diretamente no joelho. As esferas são revestidas por um composto biodegradável que se rompe quando está dentro do corpo.
A pesquisa sugere que quando um esteróide é liberado desta forma, ele mantem-se na articulação, e assim os seus efeitos são muito mais duradouros. E como o fármaco não circula pelo corpo, há uma redução significativa dos riscos de efeitos secundários indesejados.
Um estudo da Universidade de Sidney mostrou que a droga permanece no líquido articular durante 12 semanas, diferentemente dos comprimidos orais, que agem sómente por algumas horas.
Jane Tadman, pesquisadora britânica, disse: “Os médicos vêm injetando esteróides nas articulações para reduzir a dor durante anos. No entanto, o que há de novo e interessante sobre essa nova abordagem não é a droga em si, mas a forma como ela está sendo entregue. Estamos investigando maneiras semelhantes de fazer isso na artrite reumatoide“.
Enquanto isso, as injeções da própria gordura do paciente estão sendo testadas também como forma de reparar o dano tecidual causada pela artrite do joelho.
Em um teste no centro clínico Biosolutions Research nos Estados Unidos, 100 pacientes com artrite no joelho passarão por uma lipoaspiração, onde a gordura será removida e então processada no laboratório. Então, as células estaminais (células-mãe que podem se diferenciar em vários tipo de células) obtidas a partir da gordura irão ser injetadas nos joelhos.
A maneira exata de como isso poderia funcionar ainda não está clara, mas a teoria é que, uma vez que essas células estejam no local, desenvolveriam-se células tronco que ajudariam na reparação do dano tecidual que ocorre na articulação com artrite.
Fonte: DailyMail
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Eu gostaria tb de experimentar pos tenho muita dores no joelho e no tornozelos tem dia que não consigo andar direito.
Olá, Nadja,essa é uma técnica de tratamento ainda em desenvolvimento fora do Brasil, acredito que em breve estará disponível para uso em nós brasileiros, vamos seguir na espera por dias melhores 🙂