sexta-feira, outubro 9, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Últimos dias: representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem se inscrever até amanhã para participar das reuniões da Conitec

por Priscila Torres
08/10/2026
em Notícias, Participação Social
Últimos dias: representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem se inscrever até amanhã para participar das reuniões da Conitec

Estão abertas inscrições para seleção de representante de OSC para compor o Comitê de Medicamentos da Conitec em quatro novos temas em discussão. Prazo para inscrições vai até 9 de outubro.

A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está com inscrição aberta para que Organizações da Sociedade Civil (OSC) se inscrevam como representantes no tema em análise no processo de avaliação de tecnologias em saúde. As inscrições poderão ser realizadas até às 18h da próxima sexta-feira (9/10) diretamente no site da Conitec, na seção específica de “Organização da Sociedade Civil”.

Para participar, as OSCs interessadas devem acessar o formulário de inscrição. A inscrição deve ser feita por pessoa física representante da organização, e cada OSC pode se inscrever em cada tema para o qual possui atuação correspondente. O seguinte documento apresenta instruções sobre como preencher o formulário de inscrição na Plataforma Brasil Participativo.

Documentação necessária: As orientações completas sobre os documentos a anexar — incluindo estatuto social e suas alterações, devidamente registrados em cartório, que confirme sua atuação na área específica do tema em avaliação pela Conitec há pelo menos dois anos, ata de assembleia que comprove atuação dos representantes indicados como membros da OSC e certidões de regularidade — estão disponíveis na página de orientações para inscrição de OSC na Conitec.

A fim de facilitar o envio de documentos enviados por OSCs que recorrentemente se inscrevem nas seleções abertas para participação na cadeira rotativa da Conitec, a SE- Conitec elaborou um painel que contém os documentos já validados de OSCs que já tenham sido selecionadas em alguma seleção anterior. Isso significa que, se uma OSC já se inscreveu em uma seleção, foi sorteada, teve sua documentação analisada e está em conformidade com os critérios estabelecidos, ela terá algumas informações disponibilizadas no Painel de documentos validados de OSCs já selecionadas. Dessa forma, ao realizar a inscrição em uma nova seleção, poderá verificar no painel disponibilizado quais documentos já foram enviados anteriormente e está isenta do reenvio.

As OSC inscritas na seleção concorrerão a uma cadeira rotativa na reunião do Comitê de Medicamentos da Conitec, com direito a voz e voto no tema em que for selecionada, mediante sorteio público conduzido pela Secretaria-Executiva da Comissão.

A participação das OSCs representa um avanço na democratização e na participação social nos processos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), permitindo que experiências e perspectivas da sociedade organizada contribuam diretamente nas discussões sobre incorporação de medicamentos, produtos, procedimentos e diretrizes no SUS.

Desde novembro de 2025, as Organizações da Sociedade Civil passaram a integrar formalmente os Comitês da Conitec, em cumprimento à Lei nº 15.120/2025 e à sua regulamentação pelo Decreto nº 12.716/2025 e Portaria GM/MS nº 8.817/2025 — marco que fortalece a participação social com representação em cadeira rotativa e direito a voto nos processos decisórios da comissão.

Inscrições abertas:

Seleção 107/2026: Ravulizumabe para tratamento da Síndrome Hemolítica-Urêmica atípica (SHUa) em adultos e pediátricos.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 106/2026: Finerenona para tratamento de pacientes adultos com doença renal crônica (estágios 3 e 4 com albuminúria) associada ao diabetes mellitus tipos 2.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 105/2026: Marstacimabe para tratamento profilático para prevenir a frequência de episódios de sangramento em adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos (peso ≥ 35kg) com hemofilia B grave sem inibidor contra o fator IX.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 104/2026: Albutrepenonacogue alfa para tratamento profilático de pacientes com hemofilia B grave ou com nível de atividade de fator IX menor que 2%, sem anticorpos inibidores do fator IX, com até 18 anos de idade.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 103/2026: Upadacitinibe para tratamento de pacientes adultos com espondiloartrite axial ativa, com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a um inibidor do fator de necrose tumoral (anti-TNF).
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 102/2026: Upadacitinibe para tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa, moderada a grave, com intolerância, refratariedade ou falha ao tratamento convencional.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 101/2026: Upadacitinibe para tratamento de pacientes adultos com doença de Crohn ativa, moderada a grave, após falha, refratariedade, recidiva ou intolerância a inibidores do fator de necrose tumoral (anti-TNFs).
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 100/2026: Maralixibate para o tratamento do prurido colestático moderado a grave em crianças com síndrome de Alagille (ALGS), com idade de diagnóstico entre 2 meses e 18 anos.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 99/2026: Protocolo de uso do venetoclax em combinação com azacitidina, para o tratamento de pacientes adultos com Leucemia Mielóide Aguda, recém-diagnosticada e inelegível à quimioterapia intensiva.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 98/2026: Protocolo de uso do trióxido de arsênio, em primeira linha, para Leucemia Promielocítica Aguda de Risco Baixo a Intermediário.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 97/2026: Protocolo de uso do rituximabe associado à quimioterapia com fludarabina e ciclofosfamida para o tratamento de primeira linha da Leucemia Linfocítica Crônica.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 96/2026: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome de Ovários Policísticos.
De 05/10/2026 até 09/10/2026 Formulário de Inscrição Seleção 95/2026: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) à Infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais.

Fonte: GOV.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

CNS abre inscrições para recomposição da Conep

Próxima postagem

Campanha destaca informação de qualidade na conscientização sobre TDAH

Relacionado Postagens

Anvisa aprova combinação com insulina de aplicação semanal para diabetes tipo 2.

Anvisa aprova combinação com insulina de aplicação semanal para diabetes tipo 2.

por Priscila Torres
09/10/2026

Ao contrário da insulina tradicional, o Kyinsu® está associado à perda de peso e a até 88% menos hipoglicemia clinicamente...

Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

por Priscila Torres
09/10/2026

O uso de corticoides de forma inadequada e adquiridos sem receita médica pode levar ao desenvolvimento e aumento de casos...

Campanha destaca informação de qualidade na conscientização sobre TDAH

Campanha destaca informação de qualidade na conscientização sobre TDAH

por Priscila Torres
09/10/2026

Embaixadora do projeto, apresentadora Sabrina Sato, diagnosticada com TDAH, traz experiências próprias para ajudar a combater preconceitos e estimular uma...

CNS abre inscrições para recomposição da Conep

CNS abre inscrições para recomposição da Conep

por Priscila Torres
09/10/2026

Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou o Edital nº 001/2026, que estabelece o processo de recomposição da Comissão Intersetorial de...

SOMP: por que a antiga “síndrome dos ovários policísticos” ganhou um novo nome e o que isso muda na saúde da mulher

SOMP: por que a antiga “síndrome dos ovários policísticos” ganhou um novo nome e o que isso muda na saúde da mulher

por Priscila Torres
07/10/2026

A condição conhecida há décadas como Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) passou por uma importante atualização médica e científica. Um...

Conitec avalia novas tecnologias e Protocolos Clínicos na 156ª Reunião Ordinária

Conitec avalia novas tecnologias e Protocolos Clínicos na 156ª Reunião Ordinária

por Priscila Torres
07/10/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) realiza, entre os dias 7 e 9...

Próxima postagem
Campanha destaca informação de qualidade na conscientização sobre TDAH

Campanha destaca informação de qualidade na conscientização sobre TDAH

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 76mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d