Tratamento de artrite reumatoide é tema de nova publicação da OMS

As novas opções terapêuticas para a artrite reumatoide são o tema do novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, da OPAS/OMS.

Escrito pelo médico e professor Luiz Fernando de Souza Passos, o artigo trata da doença inflamatória crônica que acomete articulações e órgãos internos do corpo, podendo causar deformidades e até incapacidade.

A artrite reumatoide é uma enfermidade de grande importância social, por atingir uma em cada 100 pessoas. Mesmo não havendo cura definitiva, novas opções terapêuticas têm surgido e se mostrado eficazes para tratar a doença autoimune, proporcionando aos pacientes mais qualidade de vida e liberdade de movimentos, segundo publicação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

“Nos últimos 15 anos, surgiram novos medicamentos para tratamento, incluindo os chamados fármacos biológicos e pequenas moléculas inibidoras de sinalização citoplasmática”, disse Passos no texto. “Esses recursos, associados a estratégias positivas (metas terapêuticas fixas, visando remissão da doença), têm trazido importante melhora nas condições de vida dos pacientes com artrite reumatoide, diminuindo o número dos que apresentam deformidades graves e incapacidade funcional”.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto fornece aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Nos próximos meses, serão lançados mais cinco fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014. A publicação é uma parceria da OPAS/OMS com a pesquisadora Lenita Wannmacher.

Fonte: APCD

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));