Tênis especiais poderão ajudar a detectar os primeiros sinais da artrite e atrasar a necessidade de possíveis cirurgias de joelho. Os tênis foram desenhados para alterar o passo do paciente tirando pressão da parte danificada do joelho pela artrite e já mostraram ser capazes de aliviar a dor da artrite.
Agora, os investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão testando se as análises ao sangue retirado durante seis meses a usar estes tênis também detecta alterações nos níveis de inflamação, ajudando a diagnosticar a condição num estágio inicial.
Este calçado se parece com um tênis comum e têm solas especiais que são quase duas vezes tão rígidas na extremidade do lado de fora como do lado de dentro. Os investigadores acreditam que esta sola consegue alterar os ângulos entre o pé e o joelho enquanto quem os usa caminha, tirando pressão da parte de dentro e transferindo-a para fora, onde a cartilagem está menos danificada pela artrite.
O Journal of Orthopaedic Research reporta que os anteriores estudos desta universidade descobriram que usar estes tênis estava relacionado com uma redução da dor de 32% após 12 meses. Os investigadores acreditam ainda que estes tênis poderão ajudar a diagnosticar precocemente a osteoporose.
Este mês os investigadores iniciam um estudo de seis meses para o qual 50 pacientes com artrite nos joelhos irão calçar estes tênis ou ‘sapatos placebo’ diariamente e em testes de caminhada, com análises ao sangue feitas antes e depois.
Fonte: Noticias ao minuto
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Qual tênis é? Tem disponível para comprar ou só para a pesquisa?
Infelizmente é uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ainda não disponível para venda.