A ESPONDILITE ANQUILOSANTE (AE) faz parte do grupo das ESPONDILOARTRITES, é uma doença inflamatória crônica, autoimune, acontece mais em homens e se caracteriza por afetar principalmente a coluna e as articulações sacroilíacas fazendo SACROILEÍTE, e por ter relação com o gene HLA-B27 (cerca de 90% dos pacientes com EA são HLA-B27+).
.
Filhos de pacientes com EA possuem risco de mais ou menos 15% de desenvolver a doença (risco pequeno, comparado à chance de mais ou menos 85% de gerar crianças sem a doença).
.
Pais com EA não devem testar seus filhos para a presença do HLA-B27 sem que haja uma indicação.
.
⚠ SE VOCÊ TEM ESPONDILITE ANQUILOSANTE COMENTE AQUI CONOSCO.
____________________________________________________
Dra. Maria Cristina Singer Wallbach – Reumatologia e Dor / Curitiba – Hospital das Nações
São José dos Pinhais – Ed. Galeno
Agendamento de Consultas WhatsApp (41) 9573-2001.
_____________________________________________________
#REPOST @semdorcuritiba
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Eu descobri a espondilite anquilosante em julho 2021. Já tenho degeneração nas colunas cervical, lombar e sacroiliaca, capsulite adesiva, bursite e lesões nos tendões dos ombros. Descobri que tenho degeneração óssea nos dentes já também. Tenho hiperflexibilidade óssea, frouxidão ligamentar e fibriomialgia.
Desde 07/2021 faço Remicade a cada 8 semanas, melhorou muito a dor, porém minha imunidade é bem frágil, de 06/2022 para ca tive 2 pneumonias, H1N1 e infecções de urina.
Tomei a quinta dose da vacina de covid. Eu sinto dor da hora que acordo e até mesmo dormindo, a sensação que o corpo não relaxa é constante. As vezes sinto vontade de jogar a toalha…
Sou professora em escola técnica, o médico do trabalho fez o documento de restrição de movimentos e peso, mas tem sido difícil.