A tecnologia na saúde vem evoluindo constantemente e impactando a vida das pessoas, e os avanços tecnológicos trazem muitos benefícios para profissionais e pacientes.
Esse avanço vai muito além dos equipamentos utilizados em clínicas, hospitais e consultórios. A modernização é conhecida como Saúde 4.0, com caráter preventivo e inova por meio de tecnologias como internet das coisas e inteligência artificial.
O Brasil tem presenciado muitas transformações na área médica, tanto é que foi criada a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS).
De acordo com o presidente, mais de 500 mil recursos tecnológicos já estão em uso no país.
Este setor está preocupado em garantir uma presença online, por meio de sites institucionais e em implementar avanços que garantem diagnósticos precisos, e tudo isso garante a presença da tecnologia na área da saúde.
Outros recursos muito aplicados são:
- O Big Data;
- Impressões 3D;
- Robótica;
- Nanotecnologia.
Essa questão é muito importante porque a área da saúde precisa cada vez mais dos recursos tecnológicos.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, vamos mostrar a importância da tecnologia no setor, quais são as principais mudanças e de que modo elas auxiliam na recuperação e no diagnóstico de muitos casos.
Importância da tecnologia na área médica
Os recursos tecnológicos ajudam a melhorar o atendimento de pacientes, desde o momento em que eles chegam à recepção até o pós-consulta. os dados coletados são armazenados e acessados pelos profissionais, antes da realização de qualquer procedimento.
O médico pode acessar o prontuário rapidamente e acompanhar de perto todas as atividades realizadas junto ao paciente.
Por exemplo, no caso de uma clínica de terapia ocupacional infantil, é possível agendar consultas online 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
A tecnologia na área da saúde é primordial porque auxilia em todos os cuidados necessários com o paciente. Ela melhora o diagnóstico, tratamento e traz mais conforto em processos dolorosos.
Os profissionais têm a oportunidade de optar por terapias menos invasivas e específicas, que melhoram a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos serão mais precoces e evitam complicações clínicas.
Outra possibilidade é o rastreamento patológico, de acordo com a faixa etária e os hábitos de vida da pessoa. A tecnologia também possibilitou a telemedicina, que aproxima médicos e pacientes que estão distantes.
Por meio dela, é possível enviar exames de imagem em alta definição, além da possibilidade de compartilhá-los com outros profissionais.
É possível fazer videoconferência para acompanhar casos clínicos de doenças complexas ou de controle mais difícil. Como resultado, os profissionais conseguem atender mais pessoas em menos tempo.
Os recursos tecnológicos também permitem outras atividades voltadas à saúde, como no caso de uma aula de preparação para parto.
Os profissionais clínicos não perderam mais tempo e poderão solicitar resultados de exames de diferentes tipos pela internet.
No que tange aos processos gerenciais, consultas realizadas, controle de faturamento, prejuízos financeiros, demandas não atendidas e processos ineficientes também podem ser levantados.
Isso facilita o dia a dia dos gestores, que facilmente conseguem traçar o diagnóstico situacional do hospital ou clínica, além da facilidade em elaborar metas de curto, médio e longo prazos.
As ferramentas tecnológicas disponíveis para a área médica também facilitam a monitorização clínica, por meio de softwares e aplicativos que ajudam os pacientes a avaliarem sintomas, principalmente aqueles que sofrem de doenças crônicas.
Temos como exemplos os aplicativos que detectam anormalidades na glicemia e relógios inteligentes que monitoram a pressão arterial.
Esses e outros recursos ajudam a controlar doenças crônicas e enviam sinais de anormalidades em tempo real para os médicos que acompanham essas pessoas.
Dessa forma, podem encaminhar os pacientes para os serviços de urgência com mais rapidez.
Principais mudanças tecnológicas na área da saúde
A tecnologia avança em diversos sentidos na área da saúde, desde o desenvolvimento de medicamentos, como colágeno hidrolisado em pó com vitamina C, até a criação de equipamentos e sistemas.
De modo geral, os recursos tecnológicos melhoram o dia a dia das pessoas, e na área médica não é diferente.
Eles tornam os sistemas mais sustentáveis, melhoram a relação entre médicos e pacientes e proporcionam soluções mais acessíveis e eficazes.
Dentre as muitas mudanças tecnológicas na medicina, algumas vêm se destacando. E tem entre as principais estão:
Telemedicina
A telemedicina ajuda no diagnóstico e tratamento dos pacientes porque melhora a relação entre eles e os médicos, reduzindo a distância e possibilitando a realização de várias ações remotamente.
Por meio dela, pessoas que vivem em locais de difícil acesso a hospitais e clínicas podem ser prontamente atendidas.
Assim como existem recursos para aferição de pressão que alertam os médicos em casos de anormalidades, por meio da telemedicina o médico consegue visualizar exames de qualquer lugar e emitir um laudo.
Inteligência artificial
A inteligência artificial mudou muito a área da saúde porque é capaz de extrair registros médicos, para desenvolver medicamentos rapidamente e até mesmo para analisar doenças mais graves, como o câncer de mama.
Em linhas gerais, essa tecnologia ajuda na identificação e combate de diferentes tipos de doenças, das mais simples às mais complexas.
Cirurgias robóticas
A cirurgia robótica vem sendo aplicada em procedimentos, tornando-os mais seguros e menos invasivos.
Suas estruturas são comandadas por especialistas que conseguem ver o corpo do paciente por meio de câmeras tridimensionais.
Os braços robóticos não sofrem com tremores, podem ser movimentados em 360° e são mais precisos em relação aos movimentos. Isso garante a realização de procedimentos complexos em partes delicadas do organismo.
Diagnósticos personalizados
A tecnologia na medicina possibilita uma análise genética que garante que os tratamentos e medicamentos estejam totalmente de acordo com as características do paciente.
Em outras palavras, esse recurso facilita o armazenamento e compartilhamento de informações na internet, ajudando o médico a obter dados precisos sobre o paciente e suas patologias, o que leva a um diagnóstico personalizado.
Realidade virtual
A realidade virtual é outro recurso que está mudando a vida dos profissionais de saúde e das pessoas atendidas por eles. Futuramente, as cirurgias poderão ser assistidas como se o bisturi estivesse sendo utilizado.
Atualmente, ela auxilia no treinamento de cirurgiões e promete resultados promissores para a área da saúde.
Outra possibilidade é a redução e o controle da dor nos pacientes, como no caso das mulheres em trabalho de parto.
Órgãos em 3D
A tecnologia evoluiu os equipamentos para exames de ultrassom, mas foi muito além disso impossibilitou a bioimpressão. Ao invés de tinta comum, esse processo utiliza biotintas com células e outros elementos biológicos.
Este assunto ainda é tratado com muita cautela pelos profissionais e cientistas, mas diferentes órgãos artificiais, como coração, pâncreas e rins já estão sendo desenvolvidos.
No entanto, ainda existem dúvidas em relação ao tempo de vida útil no corpo, mas em alguns anos, essa tecnologia vai reduzir as filas de transplantes e pode até mesmo curar doenças crônicas.
Nanotecnologia
As nanopartículas e nanodispositivos muito em breve vão funcionar como sistemas precisos que ajudam a liberar medicamentos e ferramentas importantes para o tratamento de doenças.
Da mesma forma como é possível transmitir uma aula de meditação para iniciantes pela internet, a tecnologia trouxe facilidades e benefícios para o corpo humano.
No caso da nanotecnologia, alguns pesquisadores conseguiram desenvolver microbots que nadam pelos fluidos corporais. Em 2018, foi criada uma pílula eletrônica que pode ser controlada.
Ela transmite informações de diagnóstico e libera medicamentos, levando em conta os comandos feitos por smartphones.
Medicamentos personalizados
Dentro de alguns anos, a área médica vai conseguir desenvolver tratamentos específicos e com resultados mais eficazes.
A base de dados sobre os pacientes será muito mais precisa, o que vai ajudar a oferecer medicamentos personalizados.
A própria produção de remédios será impactada, reduzindo os custos e o tempo para que sejam desenvolvidos e fabricados.
Prontuário eletrônico
Por meio do prontuário eletrônico, todas as informações clínicas e dados cadastrais dos pacientes são armazenados em uma única base de dados, e os profissionais podem acessá-los a qualquer momento e de qualquer lugar.
Isso facilita o trabalho de equipes multidisciplinares, e os médicos podem analisar em tempo real, exames, medicações, histórico do paciente, tratamentos e sintomas.
Os processos são automatizados, reduzindo o tempo de atendimento e aumentando a produtividade da equipe de atendimento e dos profissionais da saúde.
Conclusão
Sendo assim, não é de hoje que os recursos tecnológicos têm sido utilizados na fabricação de cosmeticos profissionais, dentre outros produtos e serviços disponíveis no mercado. Mas, eles também chegaram à área médica.
Cuidar da saúde é muito importante, e com o auxílio da tecnologia, diagnósticos e tratamentos serão muito mais eficazes, o que garante qualidade de vida e longevidade para todos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.