Nathaly Fernandes, moderadora social do Grupo EncontrAr, contribui com matéria ao Jornal da TV Diário, afiliada da Rede Globo no Alto Tietê.
No Alto Tietê, os pacientes com artrite reumatoide comemoraram a distribuição de novos medicamentos para o tratamento da doença inflamatória das articulações, que pode comprometer os movimentos.
Até 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá distribuir, gratuitamente, os remédios biológicos, que são feitos a partir de células vivas.
Com isso, os portadores da doença crônica que tiveram rejeição aos remédios tradicionais têm mais uma ajuda.
Um exemplo é a blogueira Nataly Fernandes. A paciente contou que descobriu a doença quando tinha 22 anos e, com isso, perdeu cerca de 20 quilos.
De início, a blogueira disse que sentia dores, ia ao pronto-socorro e os médicos achavam que era dengue ou virose.
Segundo Nataly, após a descoberta da doença, em menos de um ano já estava em uma cadeira de rodas.
No começo do tratamento, a paciente disse que era usado corticoide e que depois, passou a utilizar medicamentos para baixar a imunidade, já que a artrite reumatoide é autoimune.
A reumatologista Cássia Bossi explicou que a artrite reumatoide atinge, principalmente, pessoas com idades entre 30 anos e 35 anos, mas não são raros os casos em que a doença também se manifesta em jovens e crianças.
A especialista disse que os primeiros sintomas são cansaço, febre e dores no corpo. Depois, as juntas ficam inchadas e doem, e o portador da doença, normalmente, tem rigidez matinal.
Atualmente, o Ministério da Saúde gasta cerca de R$ 25 mil por ano com cada paciente que usa medicamentos biológicos.
Para comprar os novos remédios, o governo federal negocia com os laboratórios. Dessa maneira, a expectativa é que o custo do tratamento seja reduzido para R$ 13 mil por ano.
Para Nataly, a distribuição dos medicamentos é uma grande conquista para os portadores da doença.
Fonte: TV Diário
A incorporação de novos medicamentos para o tratamento da Artrite Reumatoide, foi publicada em Diário Oficial da União no dia 24/09/2012, e tem o prazo máximo de 180 dias para estarem disponibilizados nas farmácias de Alto Custo de todo o Brasil, os seguintes medicamentos;
- Golimumabe
- Certolizumabe pegol
- Rituximabe
- Abatacepte
- Tocilizumabe
Leia mais sobre a Incorporação de novos medicamentos para o tratamento da Artrite Reumatoide no Post http://artrite.marcosdesignweb.com.br/2012/10/portaria-no-24-de-10-de-setembro-de-2012/
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.