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Sofre com os sintomas de artrite?

A artrite é uma doença que causa inflamações nas articulações (ou juntas) —estruturas responsáveis pela conexão entre os ossos com as cartilagens. A prevalência da doença é cerca de 1% da população, por isso, estima-se que no Brasil há aproximadamente dois milhões de pessoas com artrite.

Há diversos tipos de artrite e esse problema de saúde causa dores e rigidez nas articulações. Pode também limitar os movimentos, proporcionar inchaços e vermelhidão na pele. A mais comum é a reumatoide, que é autoimune e atinge as articulações das mãos e pés, tornozelo e joelhos. Há também a osteoartrose que provoca a degeneração da cartilagem articular, hipertrofia óssea e dor ao se movimentar.

Por ser uma doença inflamatória, muitos alimentos que são incluídos na dieta podem tanto aumentar os sintomas da artrite quanto amenizá-los. Isso se deve à ação de seus nutrientes, principalmente alguns tipos de gorduras e vitaminas, que desencadeiam processos inflamatórios no organismo —ou quebram este processo.

Portanto, adotar uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios pode ajudar as pessoas que já apresentam a doença ou têm propensão a desenvolvê-la. É importante ter uma alimentação balanceada com a finalidade de reduzir a inflamação. É necessário também controlar a obesidade, pois o peso em excesso sobrecarrega a articulação, aumentando a inflamação. E, além da dieta, em muitos casos, as pessoas com artrite necessitam de um tratamento medicamento para evitar os danos nas articulações.

A seguir, destacamos alguns alimentos importantes para evitar ou diminuir a inflamação nas articulações. A lista foi elaborada por Levi Jales Neto, reumatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Brigitte Olichon, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase); Ricardo Teixeira Di Rienzo, endocrinologista do Hospital Santa Catarina; Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e Mariana Tiemi Golgatti, nutricionista da Estima Nutrição.

  • Coloque no prato

Peixes de águas profundas

Consumir peixes de águas profundas com frequência ajuda a diminuir a inflamação causada pela artrite. Isso ocorre devido à presença do ômega 3, que interfere nas células imunológicas e enzimas responsáveis pela resposta inflamatória do organismo.

Pesquisas comprovaram que pessoas que comem regularmente peixes ricos em ômega 3 têm menor probabilidade de desenvolver artrite reumatoide. E quem possui a doença e consome peixes regularmente tem os sintomas reduzidos, como menos inchaço e dores nas articulações.

Além disso, os peixes possuem vitamina D e há estudos que relacionam a falta desse tipo de vitamina com o surgimento de artrite reumatoide. Invista em peixes como salmão, sardinha e truta.

Alho


O alho é muito mais do que um tempero! O alimento que faz parte de diversas receitas possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir as crises de artrite. Sabe-se que o alho possui fitoquímicos que diminuem a resposta inflamatória do organismo. Além disso, o alho também tem ação antioxidante, ou seja, retira do corpo os chamados radicais livres, que estão associados a diversos mecanismos inflamatórios.

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