Eventos Notícias

Sociedade Brasileira de Reumatologia realiza primeiro encontro multidisciplinar para profissionais de saúde

Com o objetivo de transmitir conhecimento específico sobre as diferentes doenças reumáticas  a profissionais de saúde de diferentes áreas e incentivar a troca de experiências,  a Sociedade Brasileira de Reumatologia organiza o seu  Primeiro Encontro Multiprofissional, que será realizado durante  a Jornada Rio-São Paulo de Reumatologia, que acontece em São Paulo (Hotel Maksoud Plaza), de 14 a 16 de março próximo.

As doenças reumáticas – popularmente chamadas de “reumatismos” – afetam cartilagens e articulações, provocam dor crônica e podem levar à deformidade física e  limitação dos movimentos.  Podem acometer também órgãos internos, como rim e coração, e a maioria pode ter componente imunológico.   Apesar de mais conhecida por ser mais frequente entre pessoas mais velhas, as doenças reumáticas podem acometer crianças, jovens, homens e mulheres em qualquer idade.

São mais de 120 doenças, que podem ser classificadas como reumáticas, a maior parte tem inicio semelhante (dor, inflamação e inchaço nas articulações), mas que seguem cursos diferentes e podem requerer Intervenção  de diferentes profissionais de saúde. As doenças reumáticas acometem crianças, jovens adultos, homens e mulheres e podem levar à incapacidade física.

“O I Encontro Multidisciplinar da SBR é dirigido a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e também a reumatologistas, que nos trazem amplo conhecimento e vivência no dia a dia na recuperação dos pacientes e vamos também disseminar nosso conhecimento sobre cada etapa das doenças,  as melhores oportunidades de resolução, tendo a qualidade de vida e o bem estar dos pacientes como nossa prioridade”, afirmou o presidente da sociedade médica, o reumatologista José Roberto Provenza.

Estratégias Terapêuticas –  Além de sediar o I Encontro Multidisciplinar de Profissionais de Saúde, a SBR abordará durante a Jornada Rio – São Paulo  atualizações   na abordagem terapêutica de doenças reumáticas, como artrites e artroses, mas também doenças que a população desconhece seu caráter reumático como uveítes,  Vasculites e Gota, entre outras.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é o prognóstico para a doença e maior a qualidade de vida do paciente, que pode manter-se produtivo e ativo. As doenças reumáticas têm tratamento e podem ser controladas”, completa Dr. Provenza. A Jornada Rio São Paulo é realizada em parceria da SBR com as Sociedades de Reumatologia do Rio e São Paulo.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, que  completa 70 anos de atividades em 2019,  é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com cerca  de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantém assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações médico-científicas nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.

A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à  AMB – Associação Médica Brasileira que, em 2018, outorgou à SBR certificado de boas práticas em gestão.

Para mais informações, acesse www.reumatologia.org.br e siga suas ações, iniciativas e novidades.

Fonte: SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia

Related posts

Espiritualidade pode ser mais um recurso no tratamento da fibromialgia

Priscila Torres

Amenize sintomas de fibromialgia com atividade física

Priscila Torres

Cientistas usam vírus da zika para matar células de tumor cerebral

Priscila Torres
Loading...