Notícias

Secretário de Saúde recebe do CRF/MG propostas de fortalecimento da assistência farmacêutica do Estado

Nesta quarta-feira, o secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Homero Cláudio Rocha Souza Filho, receberam das mãos dos diretores do CRF/MG propostas concretas de fortalecimento da assistência farmacêutica no Estado.

O encontro foi uma continuação do trabalho iniciado em agosto do ano passado com o então candidato ao Governo de Minas, Fernando Pimentel. Na oportunidade, foram apresentadas sugestões para a reestruturação da política estadual de medicamentos e a promoção de maior inserção do farmacêutico no sistema de saúde. Agora, com o secretário, as propostas foram destrinchadas de maneira a facilitar a sua implementação a curto, médio e longo prazo.

Reuniao_SES_Farmacia

Após ouvir atentamente cada proposta, o secretário Fausto Pereira reafirmou o interesse em estabelecer novas parcerias com o CRF/MG. “Queremos participar de todas as iniciativas do Conselho que forem para melhorar a performance dos nossos servidores e a capacidade de intervenção deles junto à população. Pela capilaridade do Conselho em Minas Gerais e a relação que vocês têm com os farmacêuticos, temos certeza de que serão excelentes parceiros na revisão da Política Estadual de Assistência Farmacêutica”, afirmou o secretário.

O presidente Vanderlei Machado colocou a estrutura do CRF/MG e a sua equipe de trabalho à disposição para desenvolver ações conjuntas com a Secretaria de Estado de Saúde. “Já estamos em contato com o nosso colega Homero, na SAF, desde o início do ano. Estamos acertando a promoção de novas atividades de capacitação para os farmacêuticos que atuam na saúde pública. Uma delas, inclusive, será a participação no 13º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, que será realizado em agosto, com programação específica para os profissionais desta área”, anunciou Vanderlei Machado.

O superintendente Homero Souza Filho confirmou o alinhamento que tem sido feito com o CRF/MG e reafirmou o interesse na parceria. “As propostas que o Conselho está apresentando vêm ao encontro dos interesses do Estado. Se queremos regionalizar as compras de medicamentos, por exemplo, descentralizando este processo do Governo do Estado e aumentando o protagonismo dos municípios, vamos precisar muito do apoio dos farmacêuticos em cada cidade”, reforçou Homero.

Além do presidente Vanderlei Machado, o CRF/MG foi representado pelo tesoureiro Marcos Luiz de Carvalho, o secretário-geral Arthur Maia Amaral, o assessor de diretoria Alisson Brandão, a gerente de Fiscalização Érika Nolli e a assessora jurídica Daniela Miranda. O prefeito de Turvolândia, Elivelto Carvalho, que é farmacêutico, também participou da reunião.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais

Related posts

Remédio se mostra eficaz contra duas doenças das articulações

Priscila Torres

Risco de desenvolver Artrite Reumatoide poderá ser identificado antes mesmo dos primeiros sintomas

Priscila Torres

Mais de 100 motivos para comemorar a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Priscila Torres
Loading...