O tema tem sido prioridade do controle social na Saúde para a tomada de decisões importantes para o Brasil em meio à pandemia do Covid-19
Desde os primeiros alertas, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem dado a real importância frente ao cenário de emergência que o mundo enfrenta com o Novo Coronavírus. Com apoio de especialistas com responsabilidade sanitária e competência legal, conselheiros e conselheiras tomaram importantes decisões que visam atenuar a crise. Conheça algumas delas a seguir.
1. Prioridades nas reuniões ordinárias
O CNS realizou, desde janeiro de 2020, diversos debates e reuniões com especialistas da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), vinculada ao Ministério da Saúde; com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde então, segue promovendo informações confiáveis à população e a todos os conselhos de saúde pelo Brasil.
2. Nota pública ao Executivo, Legislativo e Judiciário sobre financiamento do SUS
No dia 12 de março, o CNS reivindicou mais uma vez revogação imediata da Emenda Constitucional 95/2016, que retirou verba do SUS, congelando investimentos até 2036. A necessidade se fortalece diante dos casos de Covid-19 no Brasil. Até agora, de acordo com estudo apresentado na Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, o prejuízo ao SUS, de 2018 a 2020, já chega a R$ 22,48 bilhões. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões a menos para os cofres públicos.
3. Parceria para fortalecer a capacidade científica e a atenção em saúde
Em reunião também no dia 12 de março, o CNS e a Fiocruz reforçaram a parceria e acordaram a realização de ações conjuntas para o enfrentamento ao Novo Coronavírus. Dentre elas, o compartilhamento de informações que fortalecem a capacidade científica e a atenção em Saúde, além do desenvolvimento de materiais voltados para conselheiros e conselheiras de saúde em todo o Brasil.
6. Recomendações do CNS sobre água e defesa de trabalhadores(as)
No dia 24 de março, o CNS, por meio da recomendação nº 17/2020, recomendou ao Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 que sejam tomadas as providências necessárias para o abastecimento imediato de água em todas as regiões do país, em especial onde vivem pessoas sem acesso à água. Já por meio da recomendação nº 16/2020, pediu que o Ministério da Economia (ME) revogue imediatamente a Medida Provisória (MP) nº 927/20, que delibera sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública provocado pela pandemia no Novo Coronavírus.
7. Ações massivas em Comunicação
No decorrer de todo esse período, o CNS tem se empenhado de forma perene para manter os seus canais de comunicação oficiais alimentados com as melhores informações e evidências disponíveis, atualizadas inúmeras vezes todos os dias desde o início da crise. Vídeos, fotos, matérias, artes gráficas, notas e cartas públicas mobilizam a sociedade, parlamentares e ativistas do SUS nesse momento com a campanha #MaisSUSmenosCoronavírus #RevogaEC95. Já são 32 vídeos, com o tema da campanha, publicados no Youtube e divulgados nas redes sociais do CNS.
Envie seu vídeo para o CNS!
O que você está fazendo para a sua segurança e da sociedade? Publique nas suas redes sociais um vídeo de um minuto iniciando com a frase #MaisSUSmenosCoronavírus e mostre a importância de defendermos o SUS nesse momento onde estão tirando cada vez mais recursos do nosso direito constitucional. Lembre-se que precisamos reivindicar a revogação urgente da EC 95/2016. Envie seu vídeo para o whatsapp do Conselho Nacional de Saúde (CNS): 06133152793 ou para [email protected]. #RevogaEC95 #EuDefendoSUS #SUScombateCoronavírus
Dezenas de veículos de comunicação brasileiros e até mesmo internacionais vem procurando o CNS nesse período numa frequência ainda maior. O controle social na saúde já foi pautado em veículos como TV Globo, Globo News, Band News, Folha, G1, Rede Brasil Atual, Brasil 247, dentre inúmeros outros canais da imprensa que, de forma geral, vêm desempenhando um papel importante na divulgação de informações confiáveis e relevantes em meio à crise.
9. Criação do Comitê para acompanhamento do Covid-19
Para monitorar com celeridade os assuntos relacionados ao Novo Coronavírus e reforçar o trabalho da mesa diretora, foi instalado o Comitê do CNS para Acompanhamento do Covid-19. Integram o espaço, a mesa diretora do Conselho, a Secretaria Executiva, a Assessoria de Comunicação, as coordenações dos Fóruns de Trabalhadoras e Trabalhadores em Saúde (Fentas), o Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus), além de representações da gestão e prestadores de serviço. O comitê realiza reuniões periódicas e online para alinhamento das ações, definição de estratégias, encaminhamentos de pautas e articulação com conselheiros e conselheiras nacionais, comissões intersetoriais e rede de conselhos estaduais e municipais de saúde. Cabe ao grupo a análise de documentos, posicionamentos, estudos, mobilizações, entre outras ações necessárias neste período de combate à pandemia.
10. Comissão do CNS autoriza pesquisas para tratamento de Covid-19
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao CNS, tem reforçado seu trabalho na autorização e acompanhamento de pesquisas voltadas à Covid-19. Para isso, criou uma Câmara Especializada para potencializar os estudos na área e testar medicamentos para que, em breve, o tratamento eficaz esteja disponível para a população. Todo o trabalho é desenvolvido com responsabilidade ética e técnica com proteção aos participantes das pesquisas.
Reunião do presidente do CNS, Fernando Pigatto com a presidenta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, realizada na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro
11. Atuação online da estrutura do CNS e comissões intersetoriais
Além de todas as iniciativas realizadas para atenuar a crise, vale destacar que a estrutura de trabalho do CNS não parou, pelo contrário, intensificou algumas ações e mobilizações on-line em virtude da proteção aos conselheiros e conselheiras, membros de comissões e trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Secretaria Executiva e assessoria do colegiado. No caso das reuniões das Comissões Intersetoriais, os grupos estão se adaptando para a realização online. Algumas já ocorreram e outras devem ser realizadas nos próximos dias.
Capa: Foto 326ª Reunião Ordinária do CNS, realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Brasília/DF. O novo coronavírus foi um dos principais temas debatidos pelos conselheiros, conselheiras, convidados e convidadas presentes. – Ascom CNS
Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública.
• Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus.
• Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN.
• Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR).
• Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos.
• Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS.
• Arthritis Consumer Experts
• Patient Advocate
• Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.
Diferentes doenças como cefaleia1, câncer,2 fibromialgia3 e tendinite4 são marcadas por algo em comum: fazem com que os pacientes convivam com dor 1-4. Segundo...
Olá, aqui você encontra todo suporte necessário para a sua jornada de pacientes!!! Caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição em nosso canal do Whatsapp, para isso, basta escrever sua dúvida aqui....