Tudo de mais precioso que a pessoa que convive com artrite reumatoide quer é acordar sem AR, ser curado e, muitas vezes, a busca pela cura nos leva a acreditar em promessas milagrosas a um preço acessível. Muito se fala no desejo da cura, porém, pouco se fala no grande sucesso do tratamento medicamentoso das artrites: a aderência!
O que é aderência? Aderência na AR é quando a pessoa toma decisões assertivas e disciplinadas quanto ao seu tratamento medicamentoso. A aderência compreende aceitar as orientações médicas e segui-las direitinho, sem adaptações ou ajustes por conta própria.
A aderência não é somente ao tratamento medicamentoso, é preciso também aceitar as orientações de mudanças de hábitos de vida (tipo de deixar de fumar ou buscar ter alimentação saudável, por exemplo).
A aderência envolve também aceitar e praticar o tratamento com a equipe multidisciplinar. Quando temos artrite devemos olhar para nós como uma máquina que precisa de médico reumatologista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, etc.
Seguindo as orientações e prescrições de todos os atores da equipe multidisciplinar, vamos domando a artrite e logo passamos a experimentar dias de doença em remissão. Por isso, devemos nos educar para praticarmos com êxito a aderência ao tratamento da AR.
Texto originalmente publica na minha coluna no Site Viva Bem com AR
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.