A cada dia percebemos a grande diferença que o tratamento precoce da Artrite Reumatoide faz na qualidade de vida das pessoas.
Quando não tratada, a Artrite Reumatoide causa uma “destruição” das articulações, isso leva às deformidades e redução da função (ou seja, dificuldade progressiva em fazer atividades diárias como segurar objetos com as mãos e se locomover). Essas sequelas podem ser permanentes e um tratamento posterior não vai conseguir reverter.
Além disso, o processo inflamatório contínuo aumenta a chance do paciente desenvolver as chamadas “manifestações extra articulares” da doença (envolvimento dos pulmões, olhos, vasculite na pele, neuropatias periféricas, dentre outras)
As complicações a longo prazo também envolvem: osteoporose precoce, depressão e risco aumentado das doenças cardiovasculares (como infarto agudo do miocárdio) que são a principal causa de óbito nesse grupo de pessoas.
Por todos esses motivos, se você tem suspeita de Artrite Reumatoide, ou já tem o diagnóstico e não está realizando o tratamento, busque logo um reumatologista para te ajudar. Marque aqui nos comentários alguém que precisa ler isso. Um abraço!
#REPOST @reumatologistasalvador
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.